quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Flor rosa, cocô rosa, xixi rosa.

A pequena cientista continua em ação. Depois das experiências com água e as experiências com farinha, foi a vez de colorir as flores.

A brincadeira já começou bem com um passeio na feira para comprar flores. Flores brancas para a experiência e flores para enfeitar e alegrar a nossa casa.

Colorir Flores

O que utilizar:
- flores brancas;
- corantes alimentícios;
- água;
- copos.

Como fazer:
Escolher as cores que serão utilizadas na experiência. Nós usamos roxo, azul, verde, amarelo, laranja e rosa.
Para cada cor encher os copos de água em quantidades iguais e pingar algumas gotas dos corantes.
Colocar as flores nos copos.










Como brincar:
Observar as flores a cada intervalo de tempo estipulado. Nós observamos de 3 em 3 horas e fomos anotando em um caderninho.


O que observar:
Que as plantas bebem água pelo caule mesmo não tendo raízes e que essa água sobe até as folhas. Conclusões da Sofia.
Observamos que a cor roxa foi a mais absorvida. O azul foi a primeira cor a ser absorvida. O verde e o laranja foram pouco absorvidos, já as flores na água amarela e rosa permaneceram brancas.
A partir de 24 horas as flores não apresentaram mais alterações.



O interessante foi observar que as flores não foram sensíveis ao corante rosa já a Sofia é muito sensível a essa cor e eu já levei dois sustos por isso.

O primeiro foi em Maragogi quando a Sofia passou dois dias tomando milk shake de morango que o hotel diponibilizava à vontade. Imagina a festa! Levei a Sofia no banheiro e o cocô saiu totalmente rosa, meu coração disparou, pensei que fosse sangue, até que me lembrei da quantidade de milk shake de morango. Foi só trocar pelo milk shake de chocolate que o cocô voltou a ficar marrom.
O segundo foi em Cancun quando a Sofia comeu dois algodões-doces (um exagero típico de férias) rosa-choque, mas muito rosas mesmo. A Sofia foi ao banheiro e me chama: mãe, vem aqui ver uma coisa. Lá fui eu. Cheguei lá e o xixi estava rosa-choque. Meu coração disparou, levei aquele susto, pensei que era sangue, até que me lembrei do algodão-doce, me acalmei e dei muita água para a menina. Mas muita água mesmo. Aí o xixi voltou ao normal.

Agora a Sofia quer experimentar com outras flores brancas para verificar se elas são mais ou menos sensíveis do que as margaridas.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

29 comentários:

  1. HAHHAHAH eu sou igualzinho a Sofia e acho que o mais comum e praticamente pra todo mundo é ter coco e xixi coloridos depois de comer beringela!

    Esses dias eu comecei a ver aquela série "Pretty little liars" (a ADOLECENTE né), ai agora to agoniada querendo saber o final, como sei que vocês leram o livro, resolvi apelar, me conta, me conta, oque acontece no final hahahah

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Que lindas as florzinhas!! Morri de ri com a Sofia... essa adora milk shake né?? rsrsr bjão

    ResponderExcluir
  3. Eu comentei, o computador travou, então não sei se foi rs
    Quando eu era pequena era doida pelas rosas azuis que via nas floriculturas. Pedia para a minha avó, que tem várias roseiras, plantar, mas só uma prima se deu ao trabalho de informar que elas eram tingidas rsrsr

    ResponderExcluir
  4. Amiga, que legal as flores tingidas, vou tentar fazer.
    Amiga tive que rir com a Sofia, essa gosta de milk shake, kkk.
    E ela é sensível a cor rosa mesmo, kk.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá meninas, eu quando era criança fazia este experimento com rosas brancas. Ficavam lindas.
    Tenham uma ótima semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Linda experiência e essa da sensibilidade aos corantes tenho um aqui em casa que até gelatina faz mal...beijos,chica

    ResponderExcluir
  7. kkkkk que legal.
    Uma vez um amigo meu chupou tanto aquele pirulito que deixa a lingua azul que ele fez xixi azul, mas nele deu infecção.


    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Amiguinha, eu gosto de ciência assim, como vocês fazem : fácil, mas de grande efeito.

    Besitos

    ResponderExcluir
  9. Oi flor, obrigada pela visita e carinho lá no blog! Adorei essa experiência, muito legal! E morri de rir com a história do cocô e do xixi rosa kkk, a gente leva um susto mesmo, aqui já aconteceu por causa da beterraba! Beijos

    ResponderExcluir
  10. Chris essa Sofia é uma figura..hahahaha E dá-lhe milk shake...

    Lindas as flores...:)
    Fala pra ela cortar o caule no momento que for colocar no corante pra ver se o resultado muda e depois conta pra gente, tá...

    Beijocas
    Carol

    ResponderExcluir
  11. Oh adorei a experiencia...Um dia eu propria irei experiemntar ksksks que giro =)
    Ahahhahaha sustos de mae :P tanbem nao esperava que o leite e o algodao doce fizessem esse efeito nas fezes das crianças.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  12. Adorei a ideia!! quem sabe tomo coragem e faço testes tambem ?? rs!!

    ResponderExcluir
  13. Ain,... me convida pra umas viajens dessas??
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Eita q ela deve ter amado sair tudo rosa
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    só quem sofre é a mamae neh??
    bjO

    ResponderExcluir
  14. Que lindo, Cris! a-do-rei!!
    beijo grande!

    ResponderExcluir
  15. Adorrooo seu blog....sempre com ótimas ideias.....e essa cientista maluca....kkk. Amei.....quando o Theo crescer vou incentivar bastante assim.....bjus...antes que eu esqueça.....tem mais sorteios lá no blog...dessa vez um bem docinho.....
    http://aprendendocomotheo.blogspot.com/2012/01/sorteio-atelie-daniela-tizzei.html

    ResponderExcluir
  16. Oiiiiiiiiiiii!
    Adorei, FICARAM LINDAS e diferentes!!!
    Já fizemos esta experiência com violetas!!! Mas não registrei.. a Ceci não era nascida e não tinha camera na época!
    bjão, gi

    ResponderExcluir
  17. Inventando e colorindo o mundo tudo de bom!

    ResponderExcluir
  18. Ainda bem que ela não tem alergia propriamente dita a esse corante, senão seria um perigo. Mas ela não metaboliza bem essa molécula, aí sai inteira quando excretada, colorindo "a vida" dela e te dando sustos, hehehe. Mto boa experiência, essa menina vai longe, kkk, bjocas.

    ResponderExcluir
  19. Que demais Chris! Vocês e as experiências, vocês e as receitas maravilhosas! Adoro!
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Lindo demais!

    Pelo que vi você é uma super mãe.
    As ideias são maravilhosas.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  21. Chris,
    Tenho um carinho a mais pra você lá no meu blog. Na verdade é um "mimo" que você tem que ir buscar e trazer pra cá. Acesse esse link e pegue seu presente:
    http://ambienteseideias.blogspot.com/2012/01/um-carinho-mais.html
    Te espero. Um beijo no coração,
    Telma

    ResponderExcluir
  22. KKKKKKKKK Tô rindo Rosa!!!
    Adorei esse post pink panter.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Gente!!!
    Adorei essa experiência!
    Não sabia que isso era possível!

    E que coisa mais louca essa sensibilidade da Sofia com o rosa hein? haha

    ResponderExcluir
  24. Chris, muito maneira essa experiência! E essa história do cocô e do xixi rosa ... kkkkkk.... é prá levar um sustão enorme. Mas eu aqui tô bem rindo disso tudo.

    kisses

    ResponderExcluir
  25. Oi Chris!
    É muito legal essa experiência com as margaridas... lembro que fiz na escola!!
    Foi muito divertido!
    Aqui em casa eu já levei um susto desses mas foi com a beterraba kkk
    beijoo

    ResponderExcluir
  26. Q imagens mais lindas!!

    Beijinhos :*

    Tenha uma Linda Quinta feira ")

    ResponderExcluir
  27. Oi, Chris adorei a experiência com as flores quando você falou que ia pintar as flores pensei em pincel mas dessa forma é bem interessante sem agredir as flores. Que susto em eu só imagino como você ficou desesperada até se lembrar porque isso aconteceu.
    Bjssssssssssssssssssssssssssss, Dani Cardão.

    ResponderExcluir
  28. Oi, Chris, faço esta experiencia na escola para explicar aos alunos sobre os vasos condutores das plantas... é muito legal, mas uso rosas brancas, mas o resultado é praticamente o mesmo, só uso os corantes mais escuros pq dão mais resultado...
    Ah, preciso falar: AMO MARGARIDAS!!!!
    kkkkk...
    Bjão

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo