quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Pequenas Cientistas: Experiências com água

A novidade aqui em casa, nessas férias, é brincar de fazer experiências. Depois de fazermos as experiências com farinhas e visitarmos a exposição "Cadê a Química?" na Casa da Ciência foi a vez das experiências com água.

Relógio de água

O que utilizar:
- uma garrafa Pet;
- água;
- caneta para escrever em plástico.

Como fazer:
Corte a garrafa pet ao meio, faça um furo bem pequeno na tampa (nós fizemos o furo com uma tesoura de ponta fina). Pegue a parte superior da garrafa com a tampa e coloque de cabaça para baixo dentro da outra parte da garrafa.

Como brincar:
Coloque água na parte da garrafa que está de cabeça para baixo de forma que a água pingue pela tampa. Escolha uma fração de tempo (nós fizemos a cada 10 minutos) e marque a posição da água na parte inferior com a caneta. Faça isso até escorrer toda a água.
Depois retire a água da parte de baixo e retorne para a parte da garrafa que tem a tampa. Cada vez que o volume de água atingir a marca, significa que passaram x minutos (no nosso caso 10 minutos).

O que observar:
A gravidade. Esse sistema foi um dos primeiros métodos de medição do tempo utilizado pelo homem e se chama clepsidra.


Boia ou afunda

O que utilizar:
- um ovo cru;
- um pote de vidro;
- água;
- sal.


Como fazer:
Encher o pote de água e colocar o ovo cru dentro. Retirar o ovo, colocar 6 (seis) colheres de sopa de sal na água e mexer. Colocar novamente o ovo dentro. Retirar a metade da água salgada e ir, aos poucos, acrescentando água sem sal.

Como brincar:
Tentar afundar o ovo quando a água está salgada, tentar fazer o ovo boiar quando a água está sem sal, tentar manter o ovo no meio do copo equilibrando água salgada com água sem sal.

O que observar:
Com a água sem sal o ovo afunda devido a densidade da água ser inferior a do ovo. Como a água salgada tem mais massa do que o ovo, este boia. Com a água um pouco salgada conseguimos manter o ovo no meio do líquido.

Vamos misturar

O que utilizar:
- copinhos descartáveis;
- água;
- corantes alimentícios;
- óleo.


Como fazer:
Em um potinho colocar água e corante. Em outro pote colocar o óleo e depois acrescentar a água colorida. Depois fazer ao contrário, colocar primeiro a água colorida e depois acrescentar o óleo.

O que observar:
A água e o corante se misturam. Já a água e o óleo não se misturam. Não importa quem colocamos primeiro no pote, o óleo sempre fica por cima porque é mais leve do que a água. Uma mesma medida de água pesa mais do que a medida do óleo.


Corrida de foguete

O que utilizar:
- um recipiente quadrado ou redondo;
- água;
- figuras de papel como foguetes, peixes, barcos, etc...;
- detergente.



Como fazer:
Cortar figuras de papel em tamanho que caibam dentro do recipiente escolhido. Encher o recipiente com água.

Como brincar:
Coloque o foguete no recipiente e pingue um pouco do detergente na parte de trás. O foguete dispara. 
Nós tentamos fazer uma corrida de foguetes, mas somente um andou. 



E quando eu ouço: - Mãe, vamos fazer experiências? Recorro aos livros Pequenos Cientistas na Cozinha e Pequenos Cientistas no Jardim da Editora PubliFolha para buscar ideias.



A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

26 comentários:

  1. Toda vez que entro aqui me sinto fazendo um curso intensivo para ser mãe. Delícia!
    Ah, gostaria muito da sua opinião em um post lá no blog:
    http://boboquicedigital.blogspot.com/2012/01/esta-cada-vez-mais-dificil-ser-mae.html
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Chris, que máximo, adorei as experiências, estes livros da Publifolha são ótimos, também tenho de culinária, artesanato e reciclagem, mas ando mei preguiçosa de fazer, parabéns, a diversão foi boa né? bj

    ResponderExcluir
  3. Oi, Chris td bem? adorei as dicas de experiências e os livrinhos eu ainda não tinha visto esses livrinhos concerteza quando for a livraria vou procurá-los pro Daniel.

    Bjsssssssssssssssssssssssssssssss, Dani.

    ResponderExcluir
  4. Olha muito fixe amiga, belos joguinhos...muito fixe mesmo....bjokitas

    ResponderExcluir
  5. Que máximo Chris... Isso me lembrou que eu tinha um kitzinho de cientista, um mini-laboratório mesmo. Eu brincava muito com meu primo, fazíamos várias experiências com folhas e formigas, rs!!
    bjao

    ResponderExcluir
  6. adoro.

    eu vivo me molhando com isaac, experiências ainda não mas muito brincadeira sem medo de se sujar.

    bjocas

    ResponderExcluir
  7. Que legaall...adorei!!!

    Beijos e sucesso!
    Estou te seguindo! Me segue também?

    http://upnovisual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Chris!! Adorei!! Uma vez na feira de ciências o grupo da Ingrid fez a corrida com foguete, e é bem legal mesmo, rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Concordo totalmente com o comentário da Gisele .E olha que eu não dei o exemplo ,meu merito é nehum .......Parece que estou aprendendo agora com a Chris .........

    ResponderExcluir
  10. Christiana querida ,como a Sofia está grande e bonita .Achamos ela muito pareceida com a D.Regina em tudo ,beijos e estou com saudades .

    ResponderExcluir
  11. Filha querida , bom ter a ajuda desses livros .Na época que voc~es eram pequenas não havia isso .Mas vocês tiveram uma infãncia bem legal ,bjssssssssss

    ResponderExcluir
  12. Penha está fazendo o bolo delícia de banana , vi a receita aí da Panco .Depois te digo como ficou ,bjssssssss

    ResponderExcluir
  13. Filha querida , bom ter a ajuda desses livros .Na época que voc~es eram pequenas não havia isso .Mas vocês tiveram uma infãncia bem legal ,bjssssssssss

    ResponderExcluir
  14. POxa, Chris, tem alguma coisa que você não saiba fazer? hahaha. Por aqui, as experiências científicas ficam a cargo do meu marido, que é físico. Eu até já sugeri, de brincadeira, pra ele fazer um blog "Inventando com o Papai".

    Mas, imagina! Ele não tem nem Facebook, nem Orkut, ía fazer blog?

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Nossa Chris, meus alunos no ensino médio custam entender densidade. Muito bom estes experimentos pra esta idade, vão acumulando conhecimento. Parabéns!! Cris

    ResponderExcluir
  16. Chris, eu amo ver como você estimula em suas filhas, a curiosidade, a criatividade, o raciocínio e outras áreas tão importantes para um desenvolvimento saudável e feliz. Parabéns!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  17. Mto legal! Já conhecia essas experiências, mas como já disse, em casa nunca se fazia "bagunça, meleca" então não imaginaria fazer isso com as crianças de férias. Amei! Bjocas.

    ResponderExcluir
  18. Oi Chris! É muito bom estar de volta porque senti saudade desta casa. E que férias hein?!! Muito legal, criativa e educativa. Gostei demais! Beijos para vocês!!!

    ResponderExcluir
  19. eu tenho um selinnho pra o seu blog passar no meu e trás vc

    ResponderExcluir
  20. Vocês estão cada dia mais inventoras.

    beijinho

    ResponderExcluir
  21. Chris, gostei muito das experiências com água, uma forma muito divertida de aprender. E me conta uma coisa, não faz muita sujeira não?

    kisses

    ResponderExcluir
  22. Chris, dicas preciosas essas. Aprender brincando faz toda a diferença.
    Com carinho
    Equipe Recanto

    ResponderExcluir
  23. Chris, tb adoro as experiencias de vcs, e adoro quando vc me manda o link, pois ainda não tinha visto essas. Amei a corrida de foguete, vou tentar fazer com eles. A gente vai sempre acompanhando suas fases e interesses né? Sofia sempre linda! beijo

    ResponderExcluir
  24. gostei muito dos seus post, aprendi muito com isto, e assim levo a dica para divertir com meus filhos nos momentos livres

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo