Não, não fui eu quem fez esta trilha. Foi a Ana Luiza. Ela foi com os amigos, fotografou, me contou tudo e sugeriu que eu fizesse o post mostrando a beleza do local e como dica de passeio para os adolescentes (mais velhos) fazerem com os amigos. Mas é um passeio que os menores também podem fazer acompanhados dos pais.
A trilha do Bananal fica na belíssima Região Oceânica de Niterói, Nikiti City para os íntimos.
A Região Oceânica de Niterói abrange cinco praias lindíssimas e cada uma com sua característica. A primeira é a Piratininga, que tem uma vista deslumbrante para o Pão de Açúcar e Corcovado, além do mar superlimpo. A segunda é a Camboinhas que tem o mar mais claro e a areia bem branca. A terceira é a Praia de Itacoatiara onde fica a nossa trilha. A quarta é a Praia do Sossego que tem acesso por trilha e a quinta e a última é Praia de Itaipu. Todas lindas e que valem a pena serem conhecidas e desfrutadas. Mas ficaremos por Itacoatiara mesmo, já que é nela que está o passeio que vamos falar.
Itacoatiara fica em uma área de 800 metros, de natureza exótica, entre costões rochosos, que dão um visual incrível à praia e despertam aquela vontade de trilhar até o topo e ter o prazer de ver a praia por outro ponto de vista, e vegetação de restinga.
A Ana Luiza me contou que as trilhas são supertranquilas do tipo "relaxa mãe!" e bem demarcadas do tipo "mãe, não tem como eu me perder!".
A ideia inicial era subir o Costão, mas como o dia estava muito quente e ela iniciou o percurso às 11 horas da manhã, resolveu fazer apenas a Trilha do Bananal que é coberta por árvores e mais curta.
Bom, saindo da recepção do visitante no Parque Estadual da Serra da Tiririca ela subiu por aproximadamente 15 minutos até chegar a uma clareira. Ali, nesta clareira, está a decisão das duas trilhas: ou desce pela trilha da Enseada do Bananal à esquerda ou pega à direita e sobe para o Costão.
A maioria da galera faz as duas preferindo subir o Costão primeiro e na descida passar na Enseada do Bananal. Este seria o roteiro da Ana Luiza inicialmente.
Foram aproximadamente 30 minutos de descida tranquila até chegar ao final e avistar o mar.
A Ana Luiza achou o lugar muito lindo e pelo o que eu vi nas fotos é mesmo. Disse que tem uma galera que faz rappel por ali. Deve ser uma delícia! Eu mesma já fiz rappel em Arraial do Cabo e é um esporte muito prazeroso com toque de adrenalina, aventura e contato com a natureza.
Como a Ana Luiza não fez foto da Pedra da Tartaruga eu busquei a foto acima que o Ari Rangel disponibilizou no site Mochileiros.
O retorno, apesar de ser subida, também foi tranquilo e o melhor foi se refrescar e descansar na Praia de Itacoatiara. No canto direito, a praia é bem tranquila, tipo piscininha. Linda! Vale a pena!
Vendo as fotos e ouvindo o relato da Ana Luiza, eu fiquei com mais vontade ainda de fazer as duas trilhas. Lembrando as recomendações que dei para a Ana Luiza:
- Levar água em quantidade suficiente para beber e se refrescar se for necessário;
- Passar protetor solar;
- Passar repelente;
- Usar tênis;
- Ir nos horários em que o sol não esteja muito quente;
- Sempre avisar que está entrando na trilha;
- Ir acompanhada.
Outros posts de passeios em Niterói nos links abaixo:
que lugar lindooooooo. fiz algumas trilhas e acho bem legal....mas acho que hoje eu não conseguiria rsrsrsrsrs
ResponderExcluirQue lugar maravilhoso!!!!!! Achei demais a trilha e a praia! Lindo mesmo!
ResponderExcluirQue trilha incrível! Adorei! Passeio maravilhoso
ResponderExcluirQue passeio maravilhoso, adorei a paisagem
ResponderExcluirBjs Mi Gobbato
Que lugar lindo. Super contato com a natureza!
ResponderExcluirQue lugar lindo! Otima dica da filhota, hein?
ResponderExcluirQue lugar lindo! Pelos detalhes do post me senti fazendo a trilha.
ResponderExcluirBeijos