Eis que estou no aconchego do meu lar desfrutando de uma agradável preguiça de domingo até que o celular dá aviso de que chegou alguma mensagem. Movida pela curiosidade, mas dominada pela lombeira domingueira, peguei lentamente o celular naquela dúvida vejo ou não vejo.
Como a mensagem vinha de uma amiga abri. A foto de um bolo saindo do forno saltou na minha tela e fez a minha boca salivar. Abaixo o convite para ir à casa dela desfrutar de um pedaço de bolo com café e boa conversa.
Convite que normalmente seria irrecusável da minha parte. Mas... a tal preguiça estava me dominando. Agradeci muito e recusei. Recusei, mas salivei.
A partir daí a gula e a preguiça esses dois pedados mundanos ficaram se digladiando na minha mente. Lutando para ver quem vencia. Foi aí que eu percebi que existe rivalidade entre os pecados. E eu que sempre pensei que os sete eram grandes aliados. Mas voltando a luta interna, a gula venceu, mas não totalmente.
Como a preguiça ainda tinha algum poder sobre mim continuei querendo ficar em casa e mantive a minha recusa em me deslocar até a casa da minha amiga, mas pedi a receita do bolo. Coisa que ela enviou prontamente pelo WhatsApp.
Com a ajuda das filhas fomos para a cozinha, afinal a essa altura a vontade de comer bolo já tinha contaminado a todos da família, e colocamos as mãos à obra. Ou melhor, mãos na colher de pau. E saiu esse bolo delicioso para satisfazer a cobiça da gula e fácil de fazer para atender aos desejos da preguiça.
A receita é praticamente a mesma do Bolo Peteleco, que já postamos no blog, apenas com quantidades diferentes.
Ingredientes:
– 2 xícaras de farinha de trigo;
– 1 xícara de açúcar mascavo;
– 1 xícara de Nescau Light;
– 1/2 xícara de chá de óleo;
– 1 xícara de água morna;
– 2 ovos;
– 1 colher de sopa de de fermento em pó.
Como fizemos:
A receita enviada pela minha amiga instruía a fazer no liquidificador, mas a Sofia gosta de fazer bolo na mão, misturando os ingredientes e vendo a transformação em massa, analisando a consistência, cor, textura, cheiro e sabor.
Assim, ao invés de colocarmos tudo no liquidificador e batermos por 4 minutos fizemos passo a passo.
Em uma vasilha colocamos o óleo e o açúcar e misturamos até estarem totalmente incorporados. Acrescentamos o ovos e continuamos mexendo. Adicionamos a farinha de trigo e o Nescau sempre mexendo. Colocamos a água morna aos poucos para ir testando a consistência da massa. Por último incluímos o fermento, demos aquela misturada básica, e pronto.
Despejamos a massa na forma untada e levamos ao forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 40 minutos.
Enquanto o bolo assava preparamos a cobertura.
Ingredientes:
– 3 colheres de sopa de Nescau;
– 3 colheres de sopa de Nescau;
– 1 colher de sopa de manteiga;
– 4 colheres de sopa de leite;
– 1 lata de leite condensado.
Irresistível!
Como fizemos:
Em uma panela colocamos o leite, a manteiga, o Nescau e mexemos lentamente até ferver. Neste momento adicionamos o leite condensado e continuamos a mexer preguiçosamente até ficar cremoso, tipo brigadeiro mole.
Quando o bolo saiu do forno despejamos a calda ainda quente sobre ele.
Aqui no meu ser na luta entre a preguiça e a gula, esta última sempre vence porque como dizia Oscar Wild "Eu posso resistir a tudo menos a tentação"
aff que delícia! bolo de chocolate é msm uma perdição, to aqui babando com esse
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Muit0o bom e só pode mesmo ficar bom,ainda mais feito com tanta vontade!! beijos, chica
ResponderExcluirUhnnn também fiquei com água na boca. Ainda bem que só vi agora no final do dia rs
ResponderExcluir