Eu gosto de ter por perto um livro de crônicas e ou poemas. Aqueles livros com leituras rápidas que servem como respiro em alguns momentos. Por exemplo, estou no trabalho e entre uma reunião ou outras, naqueles poucos minutos de intervalo, posso abrir uma página aleatoriamente e ler algo. Assim consigo desviar a mente, relaxar e voltar a entrar no foco.
Comprei o livro "meu corpo minha casa", a terceira coletânea de poesias de Rupi Kaur, com esse objetivo. Colocá-lo na minha mesa do home office e ir lendo aleatoriamente. Mas não rolou! Li o livro todo! Direto e reto!
Como ou outros dois livros da autora "outros jeitos de usar a boca" e "o que o sol faz com as flores", "meu corpo minha casa" é uma leitura densa. Trata assuntos pesados, como depressão, abuso sexual infantil, relações abusivas. Mas também fala de amor, de sobrevivência, de força.
Em alguns momentos a leitura incomoda, dói, dá nó no estômago. Mas essa é a intenção. Trazer esses assuntos à tona, para reflexão, para que outras pessoas possam se identificar e não se sentirem sozinhas em suas dores.
O livro está dividido em quatro capítulos: mente, coração, repouso e despertar.
Em mente, Rupi Kaur, fala de ansiedade, angústia, depressão. Como ela mesma diz em seu Instagram, é um símbolo de que ela sobreviveu.
Em coração estão os poemas sobre amores, seus tipos e suas formas: relações abusivas, relações saudáveis, masturbação e amor próprio, amizade e família. Fala de relações humanas.
O capítulo do repouso definido pela autora em seu instagram "o capítulo que eu não queria escrever, mas tive que escrever. este capítulo me permitiu mapear como proteger minha saúde mental e física da doença da produtividade e da auto-aversão".
Os poemas desse capítulo foram os que mais me trouxeram identificação nesse momento.
A última parte, despertar, falar de poder, de força, de se reconhecer e de feminismo.
Além de escrever os poemas, Rupi Kaur, escritora e poetisa canadense também ilustra as suas próprias páginas. Eu particularmente gosto muito das ilustrações dos livros dela.
Uma leitura que acho importante, que gostei de ler e gostaria que as minhas filhas lessem.
Gostei bastante. Devemos ou devíamos guardar sempre um tempinho para nós!
ResponderExcluir-
Esta noite... quero que me seduzas
.
Beijo. Um confinado e feliz Domigo
eu só li dela outros jeitos de usar a boca e gostei bastante. eu tenho crise de abstinência com livros curtos, ainda mais com contos e crônicas. até leio, mas a maioria é livro grande que tenho fetiche. amei as fotos. beijos, pedrita
ResponderExcluirGostei muito do livro e das partes que você fotografou, já anotei aqui para eu comprar assim que eu sair de casa e encontrar uma promoção bacana.
ResponderExcluirBeijos.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Oi Vanessa, espero que você goste do filme. Torcendo para essa vacina chegar logo a todos e possamos ter a nossa liberdade de ir e vir recuperada.
Excluirbeijos
Chris
Um nome a fixar, gostaria de ler.
ResponderExcluirBeijinhos
Coisas de Feltro
Também gosto deste tipo de leitura, com pensamentos positivos. Não conhecia esta autora.Obrigada pela partilha.
ResponderExcluirBjn
Márcia
OI Márcia, ela é muito conhecida pelo Instagram e aqui no Brasil os livros dela venderam muito. Mas ela é publicada no mundo todo.
Excluirbeijos
Chris
Esse livro deve ser muito interessante.
ResponderExcluirBig Beijos,
Lulu on the sky
Oi Lulu, eu achei bem interessante,
Excluirbeijos
Chris
Eu li apenas o primeiro livro dela e foi realmente um choque de realidades daqueles necessários, sabe? Que bom que a leitura desse te agradou e que suas filhas também possam ler.
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob
Oi Hanna, eu acho que é o tipo de leitura necessária mesmo.
Excluirbeijos
Chris
Este livro parece ser muito bom, fiquei com vontade de ler. Quanto à frase sobre o feminismo, acho que não são muitas as pessoas que almejam apenas elevar às mulheres ao topo do sistema. Acho que o objetivo principal das feministas é acabar com a subjugação das mulheres, que é feita de muitas maneiras.
ResponderExcluirBeijo
Oi Chris,
ResponderExcluirEu li os dois primeiros livros da Rupi e amei! Não sabia deste terceiro. Preciso muito ler.
Beijos
Oi Betty, eu também tinha lido os dois primeiros e gostado muito. Aí quando vi esse terceiro na livraria, não tive dúvidas, comprei.
Excluirbeijos
Chris
Fiquei curiosa quanto a esta sugestão 👏
ResponderExcluirOi Gracinha, eu gostei bastante do livro. Acho uma boa leitura apesar de ser doída em algumas partes.
Excluirbeijos
Chris
Parece ser um livro incrível e com muitos ensinamentos. Adorei a resenha.
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de verão entre 05 de fevereiro e 08 de março, mas não deixaremos de comentar nos blogs amigos. Também tem posts novos no blog.
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia