Agora em outra fase, pelo menos com a Ana Luiza. Depois de 13 anos fazendo essa pergunta o que mudou? Pra mim nada. Mas para ela que entrou no ensino fundamental sim. Como ela está se percebendo mais velha, fazendo parte dos "grandes" na escola, acha que isso é coisa de criancinha. Então eu preciso apenas mudar o enfoque e dar outra abordagem. Ontem eu experimentei começar contando como foi quando eu entrei no segundo grau, na minha época (coisa de velha) se chamava assim. O meu pai contou que na época dele era dividido em clássico e científico. Assim a Ana Luiza entrou na conversa e contou como foi o primeiro dia de aula.
Pra mim, como mãe, é de extrema importância participar da vida das minhas filhas, mesmo nos momentos em que elas estão fisicamente afastadas como é o caso da escola. Eu fico atenta para fazer isso de forma adequada a cada fase dando a chance delas se tornarem cada vez mais responsáveis pelos próprios estudos. O importante é que elas gostem da minha participação, percebam isso como um apoio e se sintam seguras.
A Sofia ainda está na fase tranquila e sempre chega da escola cheia de novidades e histórias para contar. Fácil, fácil!
Ontem a pergunta que começou "Como foi o seu primeiro dia na escola?" se estendeu por longo papo até que perguntei: "E a professora nova é legal?". E me surpreendi com a resposta:
- Oh mãe, no primeiro dia elas são sempre legais, né? Você acha que elas vão querer assustar as crianças no primeiro dia de aula? Deixa essa pergunta pra você fazer mais tarde, tá?
Tá, por essa resposta eu não esperava, mas não posso perder o rebolado e rebati:
- Também no primeiro dia de aula a turma é sempre legal, né? Vocês ainda estão tímidos, descobrindo até aonde podem ir, quietos, prestando atenção em tudo, sem assustar a professora.
Participar da vida escolar dos filhos, me manter presente, mostrar o meu interesse pelo o que eles fazem na escola, me envolver nas atividades que a escola promove como Feira de Linguagem, Feira de Matemática, etc., faz total diferença no desempenho das minhas filhas. Eu tenho certeza disso, pois tenho comprovado ao longo dos anos. Justamente por experimentar no meu dia a dia o prazer de participar da evolução das minhas filhas que eu gostei muito do material da campanha "Como foi a escola hoje" que recebi da STAEDTLER.
Eu achei o vídeo da campanha bem inspirador, vejam só.
No site http://www.comofoiaescolahoje.com.br/ podemos ter acesso a várias informações sobre como nos mantermos presentes na educação dos nossos filhos. Bem legal, né?
Olá! Por aqui sempre presente também na vida escolar do Alef! Que aliás já começou faz tempo, desde 13 de janeiro! é verdade que é bem importante! amei a. dica do site!
ResponderExcluirChris, também acho fundamental participar da rotina escolar dos filhos, além de saber do dia é uma forma de manter mais forte os laços com eles e mostrar quanto nos preocupamos, minha mãe pergunta até hoje para mim, rsrsrs só que agora é como foi o dia de trabalho e não aula, ainda brinco que me sinto no segundo grau! Mas vejo a importância da pergunta, até sinto falta quando ela esquece de perguntar. E com a Maria é a mesma coisa, sempre pergunto do dia, das atividade, é bom para saber como ela se sente.
ResponderExcluirAdorei a sua abordagem, dica para quando a Maria crescer mais um pouquinho.
Bjos e boa semana
Poxa Chris, legal tua forma de ver cada detalhe das filhas, eu gosto muito disso. Também fico atenta, mas por aqui, a Letícia ainda não reclamou de nada, pelo contrário me participa de tudo. Um grande beijo viu!
ResponderExcluirChris,
ResponderExcluirAdorei a resposta da Sofia quando vc perguntou sobre a professora...rsrs... Que ela não quis assustar! Mas vc respondeu perfeitamente! Mas o que eu ri foi que pensei na professora assustando os alunos, fazendo Booo!!! kkkkkkkkk.... Voltando ao seu post, acho tão fofo essa pergunta: Como foi hj na escola? Quando vou almoçar na casa da minha irmã ela sempre pergunta aos filhos, agora só a um, já que o outro se formou. Mas mesmo eles na faculdade ela ainda pergunta!
Beijos
Adriana
Amiga você sempre uma mãe muito presente e atenta. A Sossô é mesmo uma graça. kkk
ResponderExcluirbjs
A frase dela foi a melhor rs... Adorei o post Chris.
ResponderExcluirTem post novo lá no blog amiga. Vou adorar sua visita.
Beijos, boa terça.
www.eueumesmagabrielle.com
kkkkkk... adorei a observação sobre as professoras...
ResponderExcluirHoje tb fiz meu relato do primeiro dia dos meus pequeno!
Beijos!
kkkk muito bom o que a professora falou
ResponderExcluirBeijos
http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/
Eles já sabem como é o primeiro dia
ResponderExcluirDepois tudo muda rss
É bom acompanhar nosso filhos em tudo Chris
Bjus
Leteia Bispo – Segredos da Luma
É muito importante mesmo dicar próximo dos filhos e saber o que acontece na escola. Quando eles crescem esse acompanhamento precisa ser diferente, mas tem que continuar.
ResponderExcluirbeijinhos
Oi Cris, muito legal. É claro, que todos os pais sabem o quanto isso é super importante para a relação, mas muitas vezes com o corre-corre, esquecemos desses detalhes. O post deu um clique em quanto isso faz a diferença. Valeu.
ResponderExcluirGiselle, o corre-corre do dia a dia, às vezes nos desliga do que já sabemos mesmo. É sempre importante dar uma revisitada em alguns conceitos, né?
Excluirbeijos
Querida Chris
ResponderExcluirUm blog maravilhoso, com uma autora ainda mais maravilhosa!
Sempre em cima do acontecimento! Muitos parabens.
Beijinhos
Beatriz
Muito importante perguntarmos e participarmos da vida escolar dos nossos filhos... e claro que sempre lembramos das nossas experiências kkkk
ResponderExcluirbjss
Legal mesmo é vc, Chris! Sempre super!!!
ResponderExcluirQue saudades de vcs!! Por aqui ainda é férias, mas eu tb adoro saber como foi cada dia. Não tenho a mesma sorte que vc pois, apesar do Lucas ainda não ser adolescente como a Ana Luiza, não é muito de falar, acho que é da natureza masculina né?!
Ó, bom visitar vc hoje!
Beijo grande, minha querida amiga!
Oi Ju, como você não retomou o blog eu vou responder por aqui. Você que é sempre super. Eu também acho que é da natureza masculina não falar muito, mas sempre tem as exceções, né? O negócio é ir estimulando o diálogo, mas respeitando a individualidade. ô coisa difícil encontrar essa linha. :)
Excluirbejos
Oi Chris! Tudo pelo bem estar dos filhos é importante. Aqui também eu sempre pergunto para a Laura como ela se sentiu na escola. E me surpreendo também com as respostas dela! Beijo!
ResponderExcluirAdorei o video como professora vou aderir.
ResponderExcluirbju
Olá, venho te fazer um convite pra conhecer meus blogues e tornar seguidora.
Lá encontrará assuntos interessantes.
Te aguardo
Papo de Mãe
Google+Toninha Borges
Educar-oprimeiro passo
Cris, vou te contar... a minha mãe faz o maior inquérito. Kkk, mas até q eu gosto. Só q ela não pode saber. Kkkk
ResponderExcluirGostei mto do seu post, estou tentando fazer o mesmo com minha pequena. Juju não gosta de ser questionada, se fico perguntando mto ela NAO FALA NADA, tem que partir dela! Mas adora contar as coisas de casa na escola... (rs)
ResponderExcluirAdorei a prô deste ano, na nossa reunião ela bateu mto na questão "acompanhar tudo" que seu filho faz na escola, inclusive olhar a bolsa, perguntar se foi ao banheiro, com quem foi, o que fez, TUDO!
Bjoo
Oi Marlene, eu nao consegui identificar se você tem blog para eu retornar por lá. Muito obrigada pelo comentário. Que bom que você gostou da prô. Isso já ajuda muito, né? É muito importante mesmo esse acompanhamento e a conversa na volta da escola, mas sempre respeitando a individualidade. beijos
ExcluirTb adoro conversar com meus filhos sobre tudo inclusive a escola, mas tenho o cuidado de respeitsr o espaço deles afinal a escola é o único lugar, por enquanto, q eles podem ter um pouco de privacidade.
ResponderExcluirNão preciso saber de tudo, só do q ele quiser me contar.
Bjs
Mari
http://maricriando.blogspot.com.br
Filha, é muito importante estar presente na educação das filhas e fazer essa parceria com a escola. Eu sei que você faz isso muito bem. Parabéns!
ResponderExcluir