Mas por que eu li um livro adolescente? Porque eu tenho uma filha adolescente e ler os mesmos livros que ela (alguns, não consigo ler todos) me ajuda a me inserir no universo dela e abre muito espaço para o diálogo entre a gente.
Eu fui ao lançamento do livro "Ah, o verão!", o primeiro livro da série As Quatro Estações, meio por acaso. A Sheila, uma amiga escritora, me convidou. Dei uma passadinha lá (não resisto a um lançamento) com a Ana Luiza e trouxemos o livro autografado para casa.
Alguns dias depois, em um sábado, eu e a Ana Luiza deitamos na rede e, enquanto eu lia "Mulher sem Script" de Natércia Tiba, ela leu "Ah, o Verão!" inteiro em uma única tacada. O tempo todo ela dia: o livro tá muito bom, eu não consigo parar de ler. Assim que terminou, a Ana Luiza me entregou o livro e me recomendou a leitura: "- Mãe, acho que você deve ler esse livro porque ele é muito bom. Quando ela vai lançar as outras estações?". E cabeça de mãe é uma coisa meio doida sabe? No que a filha me falou para ler o livro eu já fiquei pensando se ali não tinha algo que ela queria me dizer, tipo um aviso, um sinal, um alerta, sei lá.
Então eu comecei a ler a história de Mila, uma menina de 15 anos (mesma idade da Ana Luiza) que está saindo de férias para Búzios (já me identifiquei, nos meus 15 anos eu morava em Cabo Frio) contra a sua vontade. Na verdade Mila queria ficar no Rio e curtir as férias com as suas amigas e ainda ter a oportunidade de ser aproximar do Rafa, sua paixão não correspondida. Mas, mesmo com toda a argumentação e drama, Mila teve que ir para Búzios com os pais, um casal de amigos e a Juliana (menina chata no ponto de vista da Mila), filha do casal, que também tem 15 anos.
A cada capítulo, conforme as férias de Mila e Juliana foram se tornando inesquecíveis, eu fui entendendo porque a Ana Luiza gostou tanto do livro. E pra falar a verdade eu também. Mas como? Eu já passei bem da adolescência, né? Mas voltei no tempo, me vi com 15 anos e revivi muitas das emoções daquela fase, das férias de verão.
Muitas situações vividas por Mila renderam boas conversas com a Ana Luiza e foram ótimas oportunidades para eu mostrar pra ela que já tive essa idade, que já passei por "essas" coisas e que estou aberta para entender quando a Ana Luiza passar por isso também.
Enfim, o livro foi uma ótima surpresa. A Fernanda Belém escreve de uma forma bem natural e dá a sensação de que ela é a Mila. Um romance leve, descontraído e que aborda alguns dilemas dessa faixa etária.
Aqui em casa a prática de trazer alguns assuntos através da leitura tem sido uma ótima maneira de abrir caminho para o diálogo.
Sinopse: "Uhuuu! Enfim, férias! Camila (ou Mila para os íntimos) estava preparada para curtir com as amigas o verão carioca. Festinhas, clube, praia, noitadas, churrascos... ufa! E Mila também não queria perder a oportunidade de se aproximar e conhecer melhor Rafael, o menino com quem tanto sonhava. Mas como na vida nem tudo são flores, a mãe de Camila já havia bolado outra ideia para o mês de janeiro: viajar. O destino? Búzios. Além de não poder colocar em prática o plano arquitetado para conquistar o coração do Rafa, Mila também teria de conviver com Juliana, uma menina que era o oposto de todas as amigas do seu grupo. Arrasada, partiu para Búzios (fazer o quê?) acreditando que aquelas férias seriam as piores da sua vida. Ela só não imaginava que... Que onda aquele verão reservava para ela? Novas amizades, calor, praia, gargalhadas, micos homéricos e muitos, muitos frios na barriga e arrepios no pescoço. Quem nunca viveu um amor de verão descobrirá com a Camila como é passar por essa experiência que dá uma vontade danada de viver de férias para sempre. Quem sabe como é, com certeza terá um prazer enorme em relembrar aquele pôr-do-sol e as noites estreladas de um verão inesquecível. Três amigas, dois corações apaixonados e um romance inesquecível. Ah, o verão promete!".
Oi querida
ResponderExcluirEstava doida pra ler esta sua resenha
Vou.procurar aqui para comprar pra.ler, com a Leticia.
Adorei!
Bjks mil
Oi querida
ResponderExcluirEstava doida pra ler esta sua resenha
Vou.procurar aqui para comprar pra.ler, com a Leticia.
Adorei!
Bjks mil
Oi Chris também tenho utilizado os livro para chegar com minhas meninas, para abordar alguns assuntos.
ResponderExcluirTri-beijos Desirée
http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/
Oi Chris!
ResponderExcluirFico muito feliz que vocês tenham curtido o livro e o trabalho da Fê, obrigada pela divulgação tão carinhosa e contando como o livro tocou na vida de vocês como mãe e filha.
Vou compartilhar para a Fê poder ver.
Beijo, beijo!
She
PS: Ahhhhh e o verão em Búzios é o verão! rsrsrs
Mãe é isso Chris.. Esforço toda hora pra ficar cada vez mais cúmplices dos filhos... Certíssimo.. Uma cabeça materna aberta só traz vantagens na relação mãe/filhos... Querer entendê-los, perceber o que gostam ou que querem dizer, é de grande sabedoria...
ResponderExcluirFico feliz de ver exemplos assim... Eu acho que podemos sempre renovar na maternidade.. é um constante aprendizado...
Vai chegar minha vez de ler livros de adolescentes.. .Vou me lembrar de você...
Beijocas grandes e fiquem com Deus
Que bom que vocês duas puderam aproveitar o livro juntas, gostei da sua resenha! Eu ainda não sou mãe, mas pretendo ter uma postura parecida com a sua, acho muito legal!
ResponderExcluirBeijos
Eba! Que divertido. Parece muito legal o livro.
ResponderExcluirMuito bacana isso que você faz Chris de ler os livros e se inserir nesse universo. Ajuda bem! Arrasou.
Beijokas!
Carol Rivera
Passa lá no blog quando puder, tem post novo de look:
[New post] Look do dia: tee Guns N’ Roses e camisa xadrez
gostei da resenha, mas to tão sem tempo pra ler... tenho vários aqui na fila! É bom entrar esse universo e tentar entender o que se passa na cabeça dos filhos!
ResponderExcluirFiquei curiosa para ler, mas ultimamente não estou conseguindo ler ops sem tempo + daqui a uns dias tudo vai normalizar
ResponderExcluirOie, boa Noite!
Hoje venho parabenizar pelo seu dia!
Parabéns blogueira é um enorme prazer te-la no meu blog e ver que a cada dia estamos crescendo um pouco mais.
Bjão e aproveite seu dia.
20 de março dia do blogueiro
Rsrsss segue a nossa oração
"Blog Nosso que estás online.
Revisados sejam , os vossos posts.
Venham a nós os novos seguidores.
Seja programado à nossa vontade.
Assim na banda larga como na net discada.
O post nosso de cada dia,
carregue na página hoje.
Perdoai as nossas ausências.
Assim como perdoamos os comentários anônimos.
Não deixeis cair nossa conexão.
Mas livra-nos dos hackers.
Amém"
http://www.jeitosimplesdeser.com.br/
Eu tambem gosto de ler bons livros mas,para mim,todos os livros que leio têm que ter menos de 300paginas para não serem muito cansativos. Agora ando a ler uma aposta perversa mas não me lembro do nome da autora,vou na pagina 122,quando terminar a leitura pretendo fazer sinopse no blogue. Por falar nisso,há novidades no meu cantinho!! Fica com deus e bom fim-de-semana!! http://sandrasofiaafonso1.blogspot.pt
ResponderExcluirFalou de férias de verão eu já gostei. Fiquei a fim de ler o livro. kisses
ResponderExcluirQue bom que ela também gosta de leitura. E também nada melhor nessa fase do que um bom diálogo com os pais, que bom você tem todas as estratégias e é uma excelente mãe, te admiro muito.
ResponderExcluirBeijos
Quézia Silva
http://kemuelpresentededeus.blogspot.com.br/
Kita, muito legal você ler os livros q a Ana Luiza lê e aproveitar iso pra conversar. Acho q eu tb vou me identificar com essas férias de verão em Búzios.
ResponderExcluirChris, sabe que eu gosto desses livros com tramas adolescentes (séries tb, abafa rs) Parece bem bacana esse! Vc é uma mãe como poucas Chris, imagino a felicidade de uma adolescente em ter uma mãe como vc, que topa entrar completamente no universo deles! beijo querida e bom fim de semana!
ResponderExcluireu também leio e amo muito a minha
ResponderExcluirtá chegando lá
vou tá vê essa sua dica de leitura rs
não posso perder a oportunidade rs
Lindo dia!!!
beijokas da Nanda
Sendo a mãe da Isa e da Gabi
Google+Nanda
Querida Chris
ResponderExcluirObrigada pela sugestão de leitura.Nunca li nada dessa autora.
Continue feliz, com o crescimento das suas meninas, a quem desejo as maiores felicidades.
Beijinho
Beatriz
Nos sentimos jovem mesmo ao ler livros e adolescente
ResponderExcluirAmei as indicações
Bjus
Leteia e Luma
http://segredosdaluma.blogspot.com.br/
Gosto de ler ,mas esse tipo de livros nunca li, bom saber!
ResponderExcluirbjcas
http://estou-crescendo.blogspot.com.br/
Que mãe maravilhosaaaaa, deu até vontade de ter um mãe assim :D , uma mãe presente, não tem dinheiro que pague!!! parabéns, adoreiiiii o post, você é muito muito especial bjbjbj
ResponderExcluirFILHA VOCÊ É IMBATÍVEL MESMO ....INTELIGENTE E DEDICADA ORIENTA MUITO BEM SUAS FILHOTAS
ResponderExcluirAdoro comida de botequim!!! Fiquei com água na boca. E esse jardim do laboratório? Lindo! Beijos e boa semana!!!
ResponderExcluirKita você tá sempre incentivando as pessoas a lerem. Aqui em casa os meninos leram muitos livros porque você deu pra gente. Esse livro deve ser bem legal.
ResponderExcluirbeijinhos
Chris, ótima dica de leitura. Que bom que você foi ao lançamento e pode trazer pra casa esse livro que rendeu muito pra vocês.
ResponderExcluirMuito obrigada por compartilhar com a gente na BC Receitas Saudáveis
Com carinho
Equipe Recanto
Recanto das Mamães Blogueiras
Chris, dá gosto de ver como a Ana Luiza gosta de ler. Ela está sempre com um livro e até me emprestou um. Tô lendo A culpa é das estrelas que ela me emprestou.
ResponderExcluirbeijinhos
amei a dica e vouler junto com Helena! beijooooo
ResponderExcluir