É lá que fica o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, considerado o terceiro parque ecológico mais antigo do país, o PARNASO. O Parque tem várias cachoeiras, mirantes, áreas de lazer e é o ponto de partida para as trilhas da Serra dos Órgãos, tem o maior número de trilhas do Brasil e conta com mais de 200 quilômetros de extensão. Ele abrange quatro municípios com sede em três: Petrópolis, Guapimirim (conhecido também como subsede) e Teresópolis, e Magé (a única que não tem sede).
Foi para a cidade de Teresa, Teresópolis que nos direcionamos. Porém, apesar de Teresópolis ter vários atrativos o nosso destino era o percurso.
O sedes de Guapimirim e de Teresópolis, do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, estão fechadas para visitação e sabíamos disso. Como a saudade de pegar uma estrada com a paisagem correndo pela janela, o vento batendo, rock tocando no som do carro era grande, fizemos dela o nosso destino.
Sentir a sensação de movimento, de mobilidade e liberdade. Fizemos um bate e volta de carro até a Serra dos Órgãos na entrada de Teresópolis para ver o Dedo de Deus de pertinho.
Dentro do carro, de máscaras, parando apenas nos mirantes vazios. Não paramos no famosinho Mirante do Soberbo porque estava relativamente cheio. Por um lado foi até bom ter essa restrição porque nos motivou a buscar outros pontos. Um olhar diferente, uma vista não tão clean, mas igualmente bela.
Foi bom ver o verde e todo esse recorte da natureza. E lembrar que já estive lá no alto do Escalavrado (o primeiro da esquerda na foto abaixo) e que experimentei a sensação de conquista que é chegar ao topo de alguma escalada ou trilha.
É diferente o olhar quando a estrada não é apenas o caminho para se chegar ao destino. Nessas situações passamos por ela com pressa, com ansiedade, olhando pra frente, viajando no que estar por vir.
Quando a estrada é o próprio destino, ou é vista como parte do destino, conseguimos contemplar outras belezas, conseguimos ver além do enquadramento oferecido pela janela do carro.
Vi o poema no Instagram @opoemaensinaacair e acho que caiu bem com esse post e com o sentimento que tive ao fazer da estrada, o destino.
Esse é o 17º post do projeto #100EM1 que consiste em visitar 100 lugares no período de 1 ano e vi no blog Parafraseando com Vanessa. Achei que o projeto é uma ótima oportunidade para nos estimular a sair da rotina, buscar o novo, trazer aprendizado e reflexões. Projeto prejudicado pelo período que estamos vivendo.
Como eu amo esse lugar, tenho amigas que moram aí e é um lugar lindo para passar uma temporada com atrações maravilhosas, esse ponto das fotos é lindo.
ResponderExcluirBeijos.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
OI Vanessa, é sim. Como parque aberto então, fica melhor ainda. Quero retornar assim que o parque abrir.
Excluirbeijos
Chris
Fiquei curiosa sobre esse lugar.
ResponderExcluirBeijinhos
Coisas de Feltro
é bem lindo. Assim que reabrir e as coisas ficarem mais seguras vou explorar novamente e mostrar com mais detalhes.
Excluirbeijos
Chris
adoro quando você mostra os passeios pois já coloco em minha lista mental, sabe acho que fui andarilha em alguma encarnação, pois o que me encanta nos passeios é o movimento, o "ir" e "vir" para mim é onde reside a magia. Tenho dificuldades com "pontos turisticos" que são lugares repleto de pessoas e barulho, para curtir esse tipo de coisa eu frequento shopping em periodo de natal...rsrs Dei sorte de ter em meus companheiros de jornada pessoas com mesmo gosto, ou não, talvez eles só falem que gostam do mesmo porque me amam.... (risos) Não deixo de frequentar museus, exposições, e ambientes lotados, mas se eu conseguir ir com calma e curtindo o trajeto já me sinto recompensada. Foi assim que não me decepcionei nas vezes que cheguei em um lugar para visitar e descobri que estava fechado....(sim, sou dessas que se abre espaço na agenda para um passeio já o inclui sem conferir a agenda do local)
ResponderExcluirMuita Luz e Paz!
Abraços
Oi Adelaide, eu também acho que já fui andarilha. Adoro ir e vir. Adoro estar em movimento. Agora com essa limitação toda o caminho tem sido o melhor destino.
Excluirbeijos
Chris
Gostei de conhecer através dos seus olhares!!! Bj
ResponderExcluirOi Gracinha, eu também gosto de conhecer os recantos de Portugal através dos seus olhares.
Excluirbeijos
Chris
Que lindo esse olhar escolhido no percurso, além do óbvio. Quase sempre acabamos nos condicionando. Senti até o cheiro dessa mata verde, como isso faz bem, faz tanto tempo que não entro em um lugar verde, preciso coragem de encarar um parque pelo menos!
ResponderExcluirAs fotos estão maravilhosas!
Abraço!
Isso mesmo Dalva, normalmente nos condicionamos e acabamos não percebendo certas belezas e outros pontos de vista.
ExcluirEu estou encarando os lugares abertos quando vazios. Somente quando vazios.
beijos
Chris
Que lindo, a natureza é uma dádiva que devemos proteger, é tão linda e nos proporciona momentos tão especiais como esse quando a gente se conecta, saudades de dar um passeio assim <3
ResponderExcluirBeijoss, Blog Seja Agridoce ♥️♥️♥️
OI Bruna, a natureza é realmente uma dádiva. Pena que não cuidamos dela como deveríamos.
Excluirbeijos
Chris
Oi, Chris,
ResponderExcluirQue terra abençoada e bonita por natureza! E a gente tem mesmo ansiado pela liberdade de ir e vir e pelo contato com a natureza, vocês fizeram bem em se permitirem esse passeio (a saúde mental também agradece)
Beijo
Oi Marly, a saúde mental está precisando ser cuidada nesse momento. e como está...
Excluirbeijos
Chris
Eu nunca fui pra esse lugar! Nessa quarentena, eu tenho sentido tanta sede de verde! Tanta necessidade de uma trilha, uma cachoeira!
ResponderExcluirBruna, eu também e estou achando que nem aguento uma trilha porque estou muito parada. O condicionamento físico está muito afetado.
Excluirbeijos
Chris
Eu tenho vontade de ir.
ResponderExcluirAdorei as suas fotos. Estou precisando passear um pouco com toda a quarentena me senti tão sufocada..
Beijos!
Dicas de Blogueira
Oi Pâm, é muito bonito
ExcluirVale a pena ir
beijos
Chris
Apaixonada e não é pouco por essas fotos, que lugar lindo, Chris! <3
ResponderExcluirhttps://www.kailagarcia.com
Oi Kaila é muito lindo sim
Excluirbeijos
Chris
Chris, amei suas fotos. Enche os olhos ver uma paisagem tão linda assim.
ResponderExcluirBeijo.
Cores do Vício
OI Pathy, faz bem mesmo. Eu gosto de ver lugares bonitos e cheios de natureza
Excluirbeijos
Chris
Que paisagem mais linda, a natureza é realmente encantadora, né? amo esse tipo de passeio!
ResponderExcluirBeijos
www.tammycezaretti.com.br
Oi Tammy, é sim encantadora. Também amo esse tipo de passeio.
Excluirbeijos
Chris
Que lugar fantástico linda :)
ResponderExcluirBeijinhos, https://damselme.blogspot.com/
É bem lindo sim.
Excluirbeijos
Chris
Olá, Chris!
ResponderExcluirQue imagens lindas, como faz bem, para o corpo, mente e espírito, a conexão com a natureza.
Gostei muito da parte que você diz sobre a diferença entre o olhar que enxerga o caminho só como aquele que leva ao destino e o que vê a estrada como parte do caminho.
Com certeza, quando eu for em algum lugar, vou levar esse pensamento comigo e procurar aproveitar muito mais o que minha vista alcança.
Um abraço
Sônia
Oi Sônia, que bom que te inspirei a ter esse olhar.
Excluirbeijos
Chris
Passando aqui novamente para desejar uma excelente semana.
ResponderExcluirBeijos.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Muito obrigada Vanessa. Uma ótima semana pra vc também.
Excluirbeijos
Chris
Que lugar lindo, já fiquei encantada querendo conhecer!!
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Oi Monique, é bem lindo sim.
Excluirbeijos
Chris
Que lugar paradisíaco!
ResponderExcluirBom fim de semana!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Oi Émerson, esse verdão e essa imensidão dão uma sensação de paz muito boa.
ExcluirUma ótima semana.
beijos
Chris
Uma vista linda que trás tanta paz, apaixonada nessas fotos e linda de máscara da Vitrola, acho elas super fofas
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com
Oi Juliana, eu também adoro as máscaras da Rê.
Excluirbeijos
Chris
Que vista maravilhosa, fotos incríveis. Impossível não se sentir bem em um lugar tão bonito assim. Que vontade de visitar algum lugar assim. Achei super verdadeiro isso que você disse sobre o fato de que quando a estrada é o próprio destino, paramos para nos atentar à outras coisas que antes teria passado despercebido pela pressa!
ResponderExcluirótimo post! Bom final de semana!
https://treesdedezembro.blogspot.com/
Oi Maria, muito obrigada. Uma ótima semana para você também.
Excluirbeijos
Chris