Rolaram algumas cabines de imprensa virtuais por aqui. Então eu estou praticamente monotemática nesta semana neste meu blog de variedades. E vamos de mais um post sobre filme. Mais um filme do Festival de Cinema Russo que está em cartaz na plataforma Spcine Paly, de 10 a 30 de dezembro, a comédia romântica "Vamos Nos Divorciar!".
Um adendo: não gosto do termo inversão de papeis, pois já supõe que o papel da mulher é cuidando da casa e o papel do homem é o de provedor. Entendo que é apenas uma versão de papéis diante das várias possibilidades de combinações e arranjos possíveis.
Bom, Masha é uma médica ginecologista que trabalha em três empregos para suprir as necessidades dos filhos e os desejos de consumo e estabilidade do próprio marido. Enquanto Masha assume sozinha o papel de provedora da família, Misha assume, também sozinho, o papel de suporte e apoio cuidando da casa e dos filhos.
Essa configuração de divisão de tarefas gera desgaste dos dois lados. Masha, sobrecarregada com o trabalho deixa a desejar na criação dos filhos e na atenção e cuidado com sua vida pessoa. Misha, sobrecarregado com as tarefas domésticas e cuidados com os filhos se sente deixado em segundo plano e desvalorizado.
A falta de atenção às próprias necessidades e às necessidades gera uma falta de diálogo no casal e cria uma abismo no relacionamento que, a princípio, não é percebido por Masha. Somente quando descobre que seu marido está tendo um relacionamento extraconjugal com Oksana (Anna Tsareva), a personal trainer(paga por ela), é que Masha se dá conta da situação e resolve correr atrás do prejuízo.
Mas qual é o real prejuízo? Perder o marido, o casamento, ou ter perdido um pouco de si mesma?
Com cenas leves, um diálogo, o filme discute a complexidade dos relacionamentos, assim como o papel da mulher na vida moderna, e o fardo que é assumir qualquer uma das versões sozinho (seja o papel de provedor, quanto o papel de cuidador). Fala de traição, de escolhas e de autoconhecimento.
Um filme divertido, com personagens carismáticos. Gostei de ver um pouco do humor russo.
Sinopse: "Masha, médica ginecologista, é tão focada em seu trabalho que não percebe que está prestes a ser abandonada pelo marido. Porém, acostumada a conseguir o que quer, Masha começa a lutar para reconquistar seu marido infiel, Misha. Ela não está pronta para simplesmente perdê-lo para uma personal trainer, Oksana, que tem pouco mais de vinte anos. A seu favor, Masha tem uma rica experiência de vida e seus dois filhos pequenos. Nesta situação, ela está pronta para usar todo o seu “arsenal de combate”, que inclui forças sobrenaturais."
Outros post de filmes do 1º Festival de Cinema Russo:
Interessante, nem nunca penso no cinema russo, mas com certeza terão bons filmes.
ResponderExcluirCoisas de Feltro
Me surpreendi, tem ótimos filmes.
Excluirbeijos
Chris
Olá Chris: acho que nunca vi cinema russo. Este filme parece bem interessante.
ResponderExcluirBjn
Márcia
OI Márcia, eu também não tinha assistido ao cinema russo, Muito bom para trazer outro olhar a cultura russa.
Excluirbeijos
Chris
Olá Chris, tudo bem?
ResponderExcluirNão conheço muitos filmes russos, mas esse parece ter sido bem interessante. Vou procurar depois.
Abraços,
AVA
https://apenasava.com/
Oi Ava, tudo bem sim.
ExcluirEu também não conhecia filmes russos. Gostei muito desse festival que me trouxe essa oportunidade.
beijos
Chris
Parece ser divertido, a começar pelo nome do casal.
ResponderExcluirBeijos/Kisses.
Anete Oliveira
Blog Coisitas e Coisinhas
Fanpage
Instagram
Oi Anete, eu adorei os apelidos deles. kkk. Bem divertido.
Excluirbeijos
Chris
Eu não sou muito de ver obras russas, mas as poucas que vi me surpreenderam positivamente. Esse é uma delas. Gostei bastante da dica. =)
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob
OI Hanna, eu me surpreendi com esses filmes que assisti do Festival de Cinema Russo. Gostei. Acho que não tinha assistido a nenhuma outra antes disso. Pelo menos, não me lembro.
Excluirbeijos
Chris