O Rio não é só praia! Falo sempre isso por aqui. O Rio tem muitas cachoeiras espalhadas nas trilhas e matas. Na região do Horto do Rio de Janeiro, bem perto do Jardim Botânico, existem várias cachoeiras. A mais famosinha é a Cachoeira do Chuveiro. Mas tem outras menos conhecidas, como a Cachoeira da Imperatriz, que ainda é pouco visitada e a trilha é relativamente fácil fácil. E logo em seguida, apenas 100 metros após, tem o Poço Tremiminó ou Cascata do Engenho com uma ducha forte maravilhosa.
O início da trilha para a Cachoeira da Imperatriz fica no Solar da Imperatriz. O portão de entrada abre às oito horas da manhã.
Entramos pelo portão de acesso e seguimos contornando o Solar que abriga a Escola Nacional de Botânica, e faz parte do Jardim Botânico. Não é aberto a visitação.
A construção histórica tem sua origem no mais antigo engenho de açúcar do Rio de Janeiro, o Engenho Nossa Senhora da Conceição da Lagoa, construído em 1575. O casarão e mais 58 chácaras faziam parte do engenho, que se estendia a todos os bairros que hoje circundam a Lagoa Rodrigo de Freitas.
O imóvel onde se localiza o Solar foi construído em 1750, arrendado, no final do séc. XVIII, e desapropriado por d. João VI, no início do séc. XIX, para a construção da Fábrica de Pólvora, que deu origem ao Jardim Botânico, em 1808.
O local tornou-se conhecido como Solar da Imperatriz, em 1829, pois acreditava-se que o Imperador d. Pedro I o teria dado de presente para a sua segunda mulher, Dona Amélia de Leuchtemberg.
Damos aquela olhadinha no Solar, ficamos com vontade de ver por dentro, mas não rola. Então, foco na trilha. Viramos à esquerda e seguimos pela rua, viramos à direita acompanhando as moradias até a parte dos fundos do Solar da Imperatriz.
Seguimos caminhando na ruazinha estreita até o final (uns cinco minutos de caminhada) quando encontramos a entrada da trilha a nossa direita. Apesar de não ser sinalizada nessa parte, é bem fácil de identificar.
Entramos na trilha pela mata em si. O início não faz parte da Trasncarioca e não é sinalizado. Mas está bem marcada. Dá para seguir o instinto. Depois de alguns minutos de caminhada chegamos a uma bifurcação. Ali fiquei na dúvida. Tinha esse tronco caído no que parecia ser a trilha original à esquerda, um caminho ao centro e um à direita.
O caminho ao centro estava mais claro, mais bem marcado e foi esse que seguimos. E estava certo. Mas adiante nos demos conta que a trilha do tronco caído se encontrava com o caminho que seguimos.
Logo entramos na parte da Transcarioca e começamos a ver as sinalizações nas árvores.
O caminho cheio de verde, borboletas, barulho de mata e de rio, e algumas surpresinhas. Cruzamos um córrego, passamos pelo Jequitibá do Solar (aqui tem placa indicando o caminho a seguir).
Algumas ruinas que parecem ser resquícios do antigo engenho (não tenho certeza).
E finalmente começamos a ouvir o barulho mais forte da queda d'água e a nossa esquerda tem a descida para a Cachoeira da Imperatriz. Um surpresa recompensadora!
Nesse dia a queda d'água estava com um volume perfeito. E o poço tem um tamanho razoável para nos refrescarmos e relaxarmos. Ainda mais com a cachoeira vazia, só nossa!
Depois de um bom tempo aproveitando a Cachoeira da Imperatriz resolvemos voltar, mas antes seguimos mais 100 metros acima pela trilha e paramos para mais um tempinho de banho no Poço Tremiminó.
A dica é ir durante a semana, antes do meio-dia. Nesse dia eu entrei na trilha às 8h da manhã, cheguei na cachu por volta das 9h. Completamente vazia. Cachoeira particular. Refrescante. Reenergizante.
Outro ponto importante é sempre entrar na trilha a primeira vez com alguém que já conheça o caminho e sempre levar água. O ideal também é fazer a trilha de tênis e não como a pessoa aqui que faz de havaianas e vestido. Toda errada!
Você pode me encontrar também
Uau Chris, que lugar mais lindo. Deve ter sido incrível conhecer esse espaço! <3
ResponderExcluirhttps://www.kailagarcia.com
Oi Kaila,
Excluirfoi muito gostos sim conhecer essa cachu. Já quero voltar
beijos
Chris
Show Chris! Adorei o passeio,portal e cachoeira! Bjs,chica
ResponderExcluirOi Chica, foi um passeio bem legal mesmo.
Excluirbeijos
Chris
Gostei de ter vagueado convosco! :))
ResponderExcluir-
Beijos e uma excelente noite
Oi Cidália, que bom que me acompanhou nesse passeio.
Excluirbeijos
Chris
Nem te julgo, acho que eu acabaria indo de havaianas também fazer a trilha, por conta da cachoeira xD. Área verde é tudo de bom para relaxar, só queria uma cachoeirazinha para me refrescar também. Adorei o passeio ♥
ResponderExcluirBeijos,
http://www.mundoperdidodacarol.com.br/
OI Carol,
Excluirkkk. Eu vou de havaianas para todos os cantos. Sabe que o meu pé até tem a marca das havaianas?! Horrível! kkk
beijos
Chris
eu acompanho um blog turístico onde ele fala muito das cachoeiras no rj. são uma surpresa pq sempre fui muito ao rj e nao conheci as cachoeiras. mas tem lógica já q nas novelas tem várias e são filmadas no rj. não iriam em outro estado pra fazer as cenas. lindas fotos senti um frescor. beijos, pedrita
ResponderExcluirOi Pedrita, fiquei curiosa para saber qual blog é esse.
Excluirbeijos
Chris
Boa tarde parabéns pelo seu excelente trabalho, gostaria de lhe convidar a conhecer o meu blogger.
ResponderExcluirhttps://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/
Oi Luiz,
Excluirtudo bem! Já conheço o seu blog e os seus passeio.
beijos
Chris
Ai que delícia de passeio!!!! Quero conhecer numa próxima dia ao Rio, até pq pretendo voltar ao jardim Botânico, um lugar que amei!! Só que não terei coragem de entrar na água, até pq as vezes que fui ao Rio eram inverno e não pretendo ir nunca no calor [no inverno eu já passei calor, kkkkk].
ResponderExcluirBeijos/Kisses.
Anete Oliveira
Blog Coisitas e Coisinhas
Fanpage
Instagram
OI Anete, o Rio é cheio de cachoeiras e locais interessantes e pouco conhecidos.
Excluirbeijos
Chris