Estreou nessa semana nos cinemas o filme "Mais Que Especiais" que eu tive a oportunidade de assistir na cabine de imprensa virtual. Só pela dupla de atores o filme já valeria a pena. Eu nem precisaria ler a sinopse para querer assistir ao filme, mas a história real contada faz a gente a creditar que um mundo melhor é possível.
"Mais que Especiais", filme que encerrou o Festival de Cannes de 2019, traz a história de duas associações, uma dirigida por um muçulmano e a outra por um judeu, que cuidam de pessoas marginalizadas, como aquelas com autismo severo que foram rejeitadas pelo sistema francês e aquelas outras que precisam ser inseridas profissionalmente na sociedade.
Bruno (Vincent Cassel), personagem inspirado em Stephane Benhamou, é o judeu que dirige um abrigo não oficial para pessoas com autismo severo, a maioria jovens que seus pais têm dificuldade em cuidar porque seu comportamento é frequentemente violento e imprevisível, e que foram rejeitados nas instituições oficiais. O amigo de Malik (Kateb), a contraparte fictícia de Daoud Tatou, é o mulçumano que dirige a associação que trabalha com educação e (re) inserção profissional para jovens de origens adversas.O filme mostra que quando queremos fazer o bem, mudar um cenário no qual não nos conformamos, o caminho pode ser, e é, muito difícil e cheio de obstáculos, mas é também muito recompensador. É o caso de Bruno e Malik, dois homens dedicados às suas respectivas causas. Bruno e Malik abrem mão de muita coisa em suas vidas pessoais em prol das suas convicções de que podem fazer a diferença para pessoas esquecidas pela sociedade e pelo governo. A amizade e o desejo da dupla de fazer o bem é muito mais forte do que suas diferentes origens religiosas.
"Mais que Especiais" é um drama de questão social com temática dolorida, mas contado com toques comédia leve, como quando os encontros às cegas de Bruno são interrompidos pelo trabalho, e muita sensibilidade, como a cena com os cavalos. Isso faz o filme fluir de forma leve e traz um envolvimento com a trama mais emocional do que de revolta, como o fato de a associação de Bruno estar sendo investigada e ameaçada de ser fechada porque ela existe fora das regras gerais estabelecidas pela lei francesa. Enfim, o filme traz uma mensagem muito séria sobre o acesso a cuidados em um país supostamente igualitário como a França e nos faz pensar nas mesmas dificuldades existentes aqui no nosso país.
Sinopse: "A história de dois homens que dedicam suas vidas a crianças e adolescentes com autismo há vinte anos. Sendo os responsáveis por duas organizações sem fins lucrativos, eles têm a função de ensinar a jovens vindos de locais carentes, que foram recusados por outras instituições, a serem cuidadores de casos extremos. A grandes parceria e entre os dois amigos e sua dedicação mostram uma realidade emocionante e fora dos padrões tradicionais.".
ResponderExcluirAcredito que seja um filme fascinante de assistir
.
Um domingo feliz
Abraço
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Oi Ricardo, eu gostei muito.
Excluirbeijos
Chris
parece ser um filme super interessante. Ainda não tínhamos ouvido falar dele.
ResponderExcluirBeijos
http://onlyinspirations.blogspot.com/
Oi Thalita e Thaiane, é sim um filme bem interessante. Vale a pena.
Excluirbeijos
Chris
Inventando com a Mamãe / Instagram / Facebook / Pinterest
não conhecia. beijos, pedrita
ResponderExcluirOi Pedrita, que bom que eu trouxe novidades. Gosto disso.
Excluirbeijos
Chris
Desconhecia!!! 👏👏👏
ResponderExcluirOi Gracinha, eu fico feliz em trazer novidades
Excluirbeijos
Chris
Parece um filme bem interessante.
ResponderExcluirBjn
Márcia
Oi Márcia, eu achei muito interessando. Gostei de ter assistido.
Excluirbeijos
Chris
Adorei a publicação!! :))
ResponderExcluir*
"A vida é uma passagem..."
*
Uma excelente noite de Domingo
Beijos
Que bom Cidália. Muito obrigada
Excluirbeijos
Chris
Não conhecia o filme. Parece muito interessante.
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de verão entre 05 de fevereiro e 08 de março, mas não deixaremos de comentar nos blogs amigos. Também tem posts novos no blog.
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Oi Émerson, eu achei bem interessante. Eu gosto muito dos filmes franceses e como eles fazem as críticas sociais.
Excluirbeijos
Chris