Eu concordo plenamente com a chamada na capa da Revista Viajar Pelo Mundo do mês de junho.
- Procurar exposições que ofereçam algum atrativo para a idade da criança. As exposições que possuem obras interativas sempre chamam a atenção da criançada. Em alguns museus as exposições permanentes já são bem interessantes, como no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, por exemplo. Meteoritos, múmias, animais gigantes e dinossauros já habitam o imaginário da criançada.
- Conversar com a criança sobre a exposição que ela está indo ver, sobre o museu que está indo visitar. Aguçar a curiosidade dela, antes de chegar ao local.
- Procurar algumas imagens das peças que estarão exibidas no museu para quando chegar lá a criança identificar. Pode-se obter essas imagens na Internet ou nas lojinhas de souvenires existentes nos próprios museus. Garanto que essa brincadeira vai instigar muito a curiosidade da criança.
- Planejar a visita conforme a idade e o interesse da criança. Se o museu for muito grande não tenha a expectativa de fazer toda a visitação com a criança. Selecione as áreas de interesse e prepare o percurso para evitar idas e vindas. Se a criança, por exemplo, adora animais, selecione as áreas que abordem esse tema.
- Verificar se o museu oferece algum programa específico para crianças como visitas guiadas, oficinas voltadas para a temática da exposição, etc.
- Respeitar o tempo e o interesse da criança por cada peça. Algumas obras vão despertar mais o interesse e nelas as crianças vão levar mais tempo observando. Não tenha pressa. Outras obras não serão tão interessantes do ponto de vista infantil. Não tem problema passar batido.
- Deixar a criança fotografar o passeio e as obras. Hoje temos várias opções que possibilitam a criança a fotografar. O próprio celular ou uma máquina fotográfica velha. A criança fica entretida um bom tempo em cada peça registrando-a sob o ponto de vista dela. O resultado é muito interessante.
- Levar folhas e canetinhas para a criança desenhar as obras que mais interessar. É uma ótima opção para atrair a atenção e descansar. Não se importe se a criança sentar no chão para isso. O importante é ela se sentir à vontade no museu, desde que respeite a observação dos outros.
- Conversar com a criança, após a visita, sobre as obras, qual ela mais gostou, o que sentiu, o que imaginou, etc. Se possível faça alguma brincadeira em casa relacionada à visita, como um desenho ou uma reciclagem fazendo a réplica de alguma escultura, são alguns exemplos.
A matéria na revista trouxe alguns museus "de adulto" pelo mundo para serem visitados com as crianças e algumas dicas reforçam as que já citei e acrescenta outras.
Vejam as dicas da revista no detalhe.
O texto foi originalmente publicado neste post no Recanto: "Visitando Museus com Crianças".
Deixo aqui alguns links de visitas aos museus que já fomos:
- MAR - Museu de Arte do Rio;
- MIAF - Museu Internacional de Arte Naïf;
- MNBA - Museu Nacional de Belas Artes;
- Museu da República;
- Museu Histórico do Exército;
- Museu Histórico da Fortaleza de São João;
- Museu do Negro;
- Museu Nacional;
- Museu Histórico Nacional;
Adorei as dicas, Chris! Sabe q nessas férias nós fomos no museu do índio em campo grande ms, e fiquei preocupada se os meninos não iriram reclamar, se entediar.. para minha surpresa eles encheram o guia de perguntas, coisas que eu jamais pensaria em perguntar rs, essas crianças sempre nos surpreendendo, mas acho que tudo depende se o assunto interessa pra eles né? Adorei a dica do papel e canetinha! beijo
ResponderExcluirAdorei seu post! Também acho que devemos incentivar a visita a museus desde cedo. Devo passar uns dias do meu recesso no Rio e vou dar uma lida nos seus posts para ter ideias de museus para visitar ^^
ResponderExcluirBeijos
Amei!!!
ResponderExcluirOi, Chris.
ResponderExcluirEu também adoro fazer passeios culturais com o meu filho.
Ele só tem 4 anos, mas já conheceu vários museus.
Hoje por coincidência publiquei no meu blog um post dos #9 Melhores Passeios com Crianças em São Paulo, incluindo locais com muita diversão e outros que unem diversão e cultura.
Adorei o seu post.
Bjs, Pri
Mãe Sem Frescura
Maesemfrescura.blogspot.com
Nossa Chris, que sintonia!
ResponderExcluirFiz hoje um post sobre museus também!!
http://www.eueleeascriancas.com.br/2014/07/museus-para-ir-com-criancas.html
Adorei suas dicas!
beijao
Lele
É legal mesmo!! E tem exposições que são próprias para as crianças. Assim, elas podem ir se familiarizando, né? Bjoooo
ResponderExcluirChris desde que nos conhecemos você sempre foi muito zelosa em preparar suas filhas para o mundo e estar com elas e apresentar o que há de melhor em cultura é realmente tudo! Parabéns amiga.
ResponderExcluirbj Sandra
www.projetandopessoas.com.br
Você sim pode falar sobre visitas á museus com crianças, fiquei pasma com a sua "listinha por onde já foi".
ResponderExcluirComo não moro em uma cidade turística, opções, inclusive de museus é bem pqna.
Bjo grande pra vcs.
Adorei seu post! Concordo plenamente, a educação está nas mãos dos adultos, a criança absorve tudo que passamos para ela, seja as palavras carinhosas, emoção, sentimento, educação, tudo! Por mim EU não saia do teatro, pena que no Brasil tudo que se refere a cultura é caro.
ResponderExcluirÓtimo post amiga. Como sempre! :3
Beijinho <3
www.emnovoestilo.blogspot.com.br
Chris ótimo post e as dicas maravilhosas , incentivar a criança a cultura é maravilhoso. Museus adoro preciso so de mais tempo para levar as crianças. beijos
ResponderExcluir