Passear por um museu é uma ótima opção sempre, mas nas férias, quando nós mães, estamos loucas atrás de programação pras crianças, o museu se torna uma carta na maga irresistivelmente divertida e barata.
Foi com muita, mas muita tristeza que eu fiquei sabendo do fechamento do Museu Nacional de História Natural que fica Na Quinta da Boa Vista. E o´motivo vergonhoso foi falta de verba para a segurança e limpeza.
E agora, foi com grande alegria que fiquei sabendo da reabertura do museu a partir de hoje.
O Museu Nacional é lindo, fica na Quinta da Boa Vista que também é linda e ainda é perto do Zoológico. Ou seja, pra quem estiver com bastante disposição este pode ser um passeio três em um. Eu já fiz várias vezes com as crianças.
Estando no museu a área com os fósseis e esqueletos da preguiça gigante
e animais pré-históricos encanta.
Na parte dos indígenas podemos ver um pouco das nossas raízes e aprender sobre o essencial e a simplicidade da vida.
"Uma árvore lhes basta para o necessário da vida; com as folhas se cobrem, com o fruto se sustentam, com os ramos se armam, com o tronco se abrigam e com a casca navegam" Padre Antonio Vieira
O acervo do museu é muito rico, graças a nossa família imperial que gostava de paleontologia e cultura em geral, e conta com meteoritos logo na entrada, múmias egípcias (essa parte encanta e arrepia)
Tem objetos diversos de culturas variadas.
A lula gigante também é uma atração.
A exposição "insetos - armados por natureza", que é relativamente recente, também é fascinante.
As cores, o brilho, os detalhes chamam a atenção.
O museu é lindo cheio de atrativos por dentro, mas vale a pena lembrar de dar uma olhada pelas enormes janelas e apreciar a vista.
Momento Recordar é Viver.
A primeira visita da Sofia ao Museu Nacional foi em 2009 em um passeio três em um que fizemos: zoo, Quinta da Boa Vista e Museu. Foi um passeio em família e a princípio despertando interesse na Ana Luiza e a na Sofia (coisa difícil na época por causa da diferença de idade - Ana Luiza -10 anos e a Sofia -3 anos). Mas foi mais ou menos assim: estando no zoo Sofia queria ver o hipopótamo e a Ana Luiza os pássaros. Sofia queria ir no parquinho e a Ana Luiza não entrava mais no parquinho. Sofia queria tomar sorvete e a Ana Luiza queria ver os peixes. O jeito foi conciliar daqui, negociae dali e fazer um programa agradável e interessante para todos. Mas no museu, não teve essa! As duas se interessavam por tudo.
E aqui a Ana Luiza em dois momentos.
Cris eu fico muito bem impressionada com a forma como você incentiva programas culturais. Devemos sim levar as criaças e adultos aos museus e é sim uma vergnha termos um espaço desse fechado por falta de verba. Que bom que já reabriu.
ResponderExcluirEu sempre digo que morar no Rio é privilégio ...
ResponderExcluirKita que legal esse passeio no museu. Ainda bem que reabriu porqueé um pecado um lugar assim ficar fechado. Eu gostei de ver a Ana Luiza e a Sofia pequenas. Agora elas estão umas moçonas.
ResponderExcluirbeijinhos
Olá, querida Cris
ResponderExcluirA última vez que estive por lá estava fechado e só pude desfrutar da Quinta como um todo...
legal a informação!!!
Bjm festivo de 2015