Quem acompanha o blog sabe que vamos para Cabo Frio com certa frequência. E gosto de mostrar que a cidade tem mais do que praias lindíssimas. Estando em Cabo Frio podemos aproveitar para conhecer um pouco mais da cultura e história da região fazendo passeios bem interessantes.
A Casa Charitas - Museu de Casa de Cultura José de Dome é um desses locais.
Localizada bem no centro da cidade, em frente à praça, entre prédios, bancos, lojas e restaurante, a casa antiga, é uma construção do século XVIII, foi construída com o objetivo de ser Casa de Caridade. Ela iria abrigar crianças abandonadas, pois o abandono de crianças filhas de escravos e índios era frequente. A casa possuía uma roda na entrada que era o mecanismo usado para recolher as crianças e, por esse motivo, ficou conhecida como Casa da Roda. Por razão de epidemias no período posterior a sua construção, passou a funcionar como hospital, na 2ª Guerra Mundial sendo abrigo do 1º Grupo de Artilharia de Dorso. Além disso já foi fórum, biblioteca municipal e sede da Secretaria Municipal de Cultura.
Hoje, a Casa Charitas é voltada para a cultura, abriga a exposição permanente de José Dome, artista plástico que viveu muitos anos na cidade. Tem exposições temporárias e promove constantemente seminários, oficinas, palestras, apresentações de música, dança e teatro.
Neste mês a exposição da sala principal ficou por conta da artista plástica Therezinha Monteiro que trouxe telas coloridas, com cores vivas e alegres.
Nas telas da exposição "Vida em Cores" estão retratadas cenas da vida cabofriense como o quadro abaixo que mostra o Bairro da Passagem, um cantinho bucólico e cheio de charme da cidade que eu mostrei neste post AQUI.
Caminhando pela casa vamos nos surpreendendo.
As salas antigas, mas totalmente preservadas, trazem objetos diversos.
A arte está presente por todos os lados.
Cenas de Cabo Frio e a história da cidade podem ser vistas por todos os cantos.
Entramos por uma porta e nos deparamos com outra exposição temporária. Essa fala dos albatrozes, pássaro tão comum nas praias de Cabo Frio. Essas réplicas de albatrozes-viageiros são em tamanho real, acredita? Eu não sabia que eles podiam ser tão grandes. Aqui o macho abre as asas para cortejar a fêmea.
Caminhando pelas salas, observando as exposições, podemos ver o jardim lá fora sempre bem cuidado.
O jardim lateral é charmosinho.
E abriga outro tesouro histórico da cidade: o Pelourinho, do ano de 1660. Essa coluna de pedra onde eram expostos não somente escravos, mas também os criminosos à espera do castigo.
Serviço:
Endereço: Avenida Assunção, 855 - Centro da cidade
Telefone: (22) 2643-6164
Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 20h. Sábados, domingos e feriados das 14h às 19h.
Gratuito.
Outros pontos turísticos de Cabo Frio:
- Bairro da Passagem;
- Morro da Guia;
- Forte São Matheus;
- Boulevard Canal e Espaço Carlos Scliar.
VOU LÁ AMANHÃ .......ESTÃO LINDAS AS FOTOS ..... COMO NÃO ENTRO A BASTANTE TEMPO NÃO IMAGINAVA QUE ESTÁ TÃO BONITA . ÓTIMA FOTOS !!!
ResponderExcluirOi, Chris!
ResponderExcluirGostei de saber mais sobre a Casa Charitas de Cabo Frio. Não sabia que foi uma casa da roda, tão comum nas províncias o abandono de crianças bastardas.
Beijus,
Lindoo, adoro passeio assim.
ResponderExcluirBeijos
Quézia Silva
http://kemuelpresentededeus.blogspot.com.br/
Adoro quando você nos dá esses "momentos cultura", mesmo de longe, me sinto passeando por esses corredores, e ouvindo cada explicação. Obrigada viu!
ResponderExcluirbeijos
www.mamaeaprendiz.com