Que a adolescência é uma fase de grandes alterações tanto no corpo quanto no comportamento nós já sabemos. É também uma fase de reafirmações, descobertas e conflitos. Uma efervescência de hormônios que fazem da vida dos pais uma verdadeira montanha russa de emoções.
Entre essas mudanças de comportamento vem a importância que os amigos passam a ter, a paixão pela música (aqui a minha teen está sempre com os fones no ouvido) e a necessidade de privacidade. É aí que o quarto se torna um reduto, um verdadeiro santuário.
Esse espaço de privacidade onde eles irão deixar as emoções aflorarem, pensar, refletir, extravasar, precisa ser aconchegante e ter a identidade do seu dono. E aí chega a hora dos pais deixarem de escolher a decoração do quarto dos filhos. É a hora de deixá-los expressarem seus sentimentos, sonhos, vontades. É a hora de deixá-los se cercarem de lembranças.
E o quarto da minha adolescente é cheio de lembranças de viagens e de desejo de se jogar no mundo.
O dream catcher trazido de trancoso está posicionado bem em frente ao Globo. Será o sonho de fazer um mochilão? Mas por enquanto é no seu quarto que ela se sente protegida.
E quem gosta de viajar, gosta de fotografar, de eternizar momentos importantes, de descobertas e crescimento.
A paixão e o amor estão presentes no objeto que lembra o sonho realizado de conhecer Nova York.
E é no quarto dela que busca refúgio como se nada, nem ninguém, pudessem magoá-la.
Junto com as lembranças das viagens, dos momentos vividos em família, começam a aparecer os cremes e as maquiagens (principalmente o corretor). Sinal de apreço a si mesmo e de que a vaidade está aflorando.
O gosto pela leitura, uma forma de viajar sem sair do lugar, estão presentes em sua estante e compartilhando o espaço com as viagens realizadas e as que estão por vir. As miniaturas que o avô trouxe e plantou mais um sonho na neta.
A música também está por todos os lados. O CD está fora do lugar, mas o quarto é dela e quem controla e organiza é ela. A mãe agora fica mais distante, apenas verificando se o caos não foi instalado. Mas nem posso reclamar, a minha adolescente é bem organizada.
As almofadas personalizadas, pintadas por ela, deram um toque de aconchego e conforto. Tem ali alguns lugares que ela já conheceu e alguns que estão na wish list.
E um pé ainda está na infância representada pelos personagens queridos trazidos da Disney.
Escolher os objetos, arrumá-los de seu jeito, pintar as almofadas, tudo isso deu um toque de personalidade e de identidade que são tão importantes para que ela se sinta mais confortável e segura no próprio quarto. Trouxe a sensação de que aquele lugar é inteiramente dela, aquele cantinho é todo dela, ali ela pode fazer escolhas.
E quando eu entro, não sem bater antes, neste canto da casa que não é mais meu, eu posso sentir o prazer de viver da minha filha, eu posso perceber a energia dela, eu posso conhecê-la melhor através dos objetos e cores que ela escolhe. Ali tem alma.
Conselho da psicóloga: é importante permitir que os adolescentes fechem a porta do quarto. E bater à porta antes de entrar num quarto de um adolescente é algo que lhe dá segurança e confiança.
As capas das almofadas eu comprei com a Marion do blog Criações em Família. Vale a pena entrar lá e ver as maravilhas que ela faz. Tudo caprichado, com muito cuidado, com ótima qualidade e entrega rápida.
Sua filhota tem muitooooo bom gosto rsrs, aqui em casa eu estou decorando o quarto de hóspedes com tema viagem, ainda falta muito p terminar mas está tomando forma! Amei e me inspirei! Parabéns Chris pelo bom gosto da filhota! Bjossss
ResponderExcluirAh, que lindo post, lindo quarto - e o melhor de tudo: uma filha linda, sonhadora, organizada, criativa!!! Obrigada por mostrar as almofadas, que ficaram lindas assim! Foram pensadas para que cada um coloque seu estilo: preenchendo espaços vazios, colorindo as imagens, escrevendo...o que quiser - o que vale é a pessoa se "colocar". E deu pra perceber que o estilo é clean!!! Abração!
ResponderExcluirAdorei o post Chris, como sempre, bem escrito e cheio de inspiração. Abraços
ResponderExcluirAdorei o post, principalmente que a minha filha está entrando na pré-adolescência, e quero poder curtir (às vezes a uma certa distância) cada fase dela, e esse post foi muito inspirador! Bjs
ResponderExcluirhttp://desejoserperfeita.blogspot.com/