Eu já falei aqui que me encontrei no Pilates. Como o Pilates é praticado duas vezes por semana e trabalha pouco a capacidade aeróbica, o ideal seria eu complementar com outro tipo exercício. E foi nessa busca que eu encontrei a Zumba e me realizei.
Durante a aula de Zumba são intercalados exercícios aeróbicos com movimentos de dança. Dessa forma ela beneficia o condicionamento cardiovascular e também trabalha os músculos de forma localizada.
E eu posso dizer que as pernocas e os glúteos trabalham pra valer! E queima muita caloria também. Eu saio da aula pingando. Reza a lenda que uma aula de Zumba pode queimar até 1.000 calorias.
Mesmo sem o uso de aparelhos, a Zumba além de queimar calorias, tonifica os músculos por completo (tem uma coreografia que a gente bate palmas que não é mole não. O braço arde! Mas também garante aquele tchauzinho sem pelanca balançando) e melhora a capacidade aeróbia.
Outro ponto bem positivo é que as coreografias são fáceis de seguir e nós alunos podemos controlar a intensidade dos movimentos. Em alguns passos eu pulo mais, em outros eu fico mais no chão (tipo... capricho menos). Em alguns movimentos eu puxo o braço com mais força, em outros vou com menos sede ao pote. E assim vou respeitando o limite do meu corpo. Com isso, não existe restrição de idade, peso ou forma física. A Zumba é para todos.
O que me encantou na Zumba é que ela é uma forma de exercício dançante dinâmico, divertido, excitante e que trabalha muito a autoestima. Eu que não dançava funk, pois tinha certo preconceito (já até chamei de dança do acasalamento, pode? Que vacilo o meu!), hoje eu faço o batidão me sentindo "a diva que você quer copiar".
Bom, durante o texto eu fui falando de alguns benefícios da Zumba, mas vou colocá-los aqui de forma mais estruturada:
- Melhora o sistema cardiovascular devido aos movimentos aeróbicos que aumentam a circulação e tonificam o coração.
- Tonifica os músculos, pois os movimentos trabalham panturrilha, coxa, glúteo, quadril, cintura, abdômen e braços,
- Fortalece os ossos e evita a perda óssea.
- Ajuda na coordenação motora, pois a Zumba alterna movimentos mais rápidos com movimentos mais lentos. trabalhando a percepção espacial, o equilíbrio e reflexo.
- Melhora a memória, pois ao decorar as coreografias estamos estimulando o nosso cérebro.
- Estimula a diversidade cultural já que trabalha com vários ritmos e nos apresenta músicas de diversas origens latinas.
- Trabalha a sensualidade. Os ritmos latinos têm esse poder de criar uma atmosfera mais caliente, mais sensual por falarem muito sobre paixão.
- Intensifica a vida social. As aulas de Zumba são alegres e divertidas, isso aproxima os alunos criando um círculo de amizade.
Aula festa de aniversário da professora linda, querida e carismática Roberta Roots.
A turma se mobilizou, chegou mais cedo e trabalhou junta para enfeitar a sala e preparar a surpresa para a teacher.
Aula Festa Junina
Vai dizer que a Zumba não é uma festa?
Concluindo os benefícios...
- Proporciona alegria.
Chriiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiis, onde eu curto mil vezes? Amei e amei. Nossa, já fiz tantas aulas de dança na vida, mas zumba nunca fiz. Ahhhhhhhh eu quero, vou caçar uma aula pra mim. Amei te ver no vídeo.
ResponderExcluirBeijo, beijooo!
Adoreiiii seu blog!!!!!! Bjussssssss
ResponderExcluirIsso filha, arrasa!
ResponderExcluir