O Museu de Arte do Rio, mais conhecido como MAR, é um ótimo passeio para se fazer aqui no Rio com ou sem crianças.
Sempre tem ótimas exposições, o visual do terraço é lindo e vai ficar mais bonito ainda quando as obras estiverem prontas. E comparando com a primeira vez que estivemos no MAR dá para ver como já evoluiu (comparem com as fotos deste post AQUI).
O restaurante que se localiza no terraço é muito bom (melhor para adultos).
Atualmente, desde o aniversário de primeiro ano do MAR, temos o painel feito pelo artista plástico Alexandre Farto aka Vhils e sua equipe em homenagem ao ativista negro Abdias Nascimento que dedicou a sua vida e produção artística à luta contra o racismo.
Chegando mais perto, observando os detalhes.
Vemos que a obra foi feita com papéis e outros materiais de descarte.
Um passeio no MAR pode ser cheio de surpresas. Neste dia estava acontecendo uma ação para os visitantes se caracterizarem usando turbantes no estilo africano.
Descendo para o pavilhão de exposições chegamos à exposição "Tarsila e Mulheres Modernas do Rio" que estará em cartaz até setembro. Sensacional!
Ao todo são 200 peças entre pinturas, esculturas, fotografias, desenhos, gravuras, instalações, documentos, material audiovisual e objetos pessoais (a parte dos sapatos está maravilhosa e os objetos da Clarice Lispector também) que formam um panorama da evolução feminina.
Pena que não pode fotografar.
Mais um andar abaixo e chegamos à exposição "Rio Uma Paixão Francesa".
Podia fotografar, mas eu fiquei tão entretida na exposição que me esqueci de fazer alguns registros.
Esta foto abaixo é da página do museu: AQUI.
A mostra reúne uma seleção de imagens produzidas a partir do projeto FotoLibras, que tem como objetivo utilizar a fotografia para quebrar barreiras de comunicação entre surdos e ouvintes.
Através do olhar apurado, sensível e diferenciado que o surdo tem transforma a fotografia em voz para quem não ouve.
O projeto FotoLibras foi criado em 2007 pelo GEMA - Grupo de Educação e Mudança pela Arte (GEMA) -, referência em educação inclusiva no Estado de Pernambuco. É a primeira vez que o trabalho dos estudantes é levado para ser visto fora do Estado. E que ótimo que veio para o Rio de Janeiro.
Gratuidade às terças.
Maiores informações no site do museu: http://www.museudeartedorio.org.br/
Eu amo o MAR e estou doida para ver essa exposição Tarsila e Mulheres do Rio! Estou programando para ir nas férias com eles.
ResponderExcluirShow de fotos!
Beijos!
Eu adoro Tarsila do Amaral e suas obras! Pena que estou longe!
ResponderExcluirAdorei o seu post! E as informacoesa das exposicoes!
Bjs e otimo inicio de julho!
Oi Chris, eu acho um barato ver os cariocas cada vez mais entrosados com diversos tipos de arte, temos muitos museus, casas de cultura, casas de exposição que não deixam a desejar em nada os lá de fora. Você, eu sei que já tinha esse hábito, mas é uma ação crescente em nossa cidade que acho fantástica, porque só engrandece a alma da gente. Faz um bem danado, né?!
ResponderExcluirAdorei esse seu post!
Beijo, beijo!
Eu nunca fui nesse museu. Estou precisando conhecer e levar as meninas.
ResponderExcluirbjs