Eu estava devendo para mim e para a minha amiga Sonja uma visita a Viena. Finalmente em setembro de 2018, em uma viagem com a minha mãe, abati essa dívida da minha lista.
Nosso primeiro ponto de visita foi a Hundertwasser Krawinahaus (ou “casa Hundertwasser”)
A Hundertwasser House (Casa das Cem Águas) é um edifício de apartamentos, com conceito social, super colorido, sem ângulos ou paredes retas. Aliás, artista Friedensreich Hundertwasser dizia que na natureza não existe linha reta.
Cada cor da fachada demarca um apartamento. No interior dos quartos e em algumas sacadas crescem árvores que saem pelas janelas dando todo um clima ecológico.
O piso é ondulando aproximando-se mais do natural já que não temos naturalmente solos totalmente planos e chapados. Outra crença do artista é que os pisos ondulados, mais próximos no natural, nos deixam mais presentes e conscientes.
As janelas, portas e outros elementos possuem proporções também desiguais e materiais encontrados por aí e reaproveitados.
Tudo inusitado, que desperta o interesse, chama a atenção pelas de cores e formas curiosas e nos faz pensar sobre os conceitos de os conceitos pregados por Friedensreich Hundertwasser: a arquitetura devia buscar a harmonia entre as pessoas e a natureza. Sendo assim as formas retas e perfeitas não são cabíveis.
Bem em frente a Hundertwasser House tem o Hundertwasser Village, uma galeria cheia de charme, também projetada pelo artista, colorida, sinuosa, interessante, com café e diversas lojinhas de souvenir, arte e artesanato. De enlouquecer. Eu fiquei tão boquiaberta que nem fiz fotos. Agora estou aqui arrependida pensando na foto na escada, no café, no banheiro... ah, o banheiro! Tem que visitar os banheiros da galeria!
Depois de babar no prédio e na galeria, seguimos para a melhor parte o Museu Hundertwasser. O próprio edifício já é a principal obra exposta do museu. A gente não sabe se entre ou se fica ali fora apreciando as cores e detalhes da fachada.
Quando finalmente resolvemos entrar nos surpreendemos mais ainda.
A área externa com café é superagradável!
No interior da KunstHaus Wien, a Casa de Arte de Viena, além da exposição permanente dedicada ao próprio Hundertwasser, podemos desfrutar de exposições temporárias de vários artistas.
Mas ficamos mesmo foi admirando as muitas obras coloridíssimas, inusitadas e variadas do artista que foi um dos principais artistas austríacos contemporâneos no final do século XX.
No nosso passeio pelo interior do museu nos deparamos com pinturas, tapeçarias e obras arquitetônicas.
Aliás é na arquitetura que está uma das características mais marcantes Hundertwasser: a funcionalidade que dá a suas criações. Abaixo está o antes e depois de Fernwärme Wien, uma usina térmica que usa lixo para produzir energia. Grande parte dos prédios de Viena já usa essa energia no aquecimento. Vai dizer que não ficou outra coisa?!
Eu fiquei com vontade de visitar e conhecer todas as construções projetadas por ele. Olha que máximo a St. Barbara Church em Styria, na Austria. A igreja foi reprojetada pelo arquiteto nos anos de 1984-88. Fiquei viajando na maquete! Dá para perceber bem o conceito da arquitetura orgânica moderna, onde a monotonia não tem vez e a variedade domina o cenário.
viena com certeza está entre um dos locais que eu adoraria conhecer!! que indicação mais legal, adorei conhecer esse lugar
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Lívia, esse lugar é imperdível pra quem vai a Viena. Eu amei. Voltaria com certeza.
Excluirbeijos
Chris