"Um grandioso e raro espetáculo da natureza está em cena no Rio de Janeiro. Trata-se da floração de palmeiras Corypha umbraculifera, ou palma talipot, no Aterro do Flamengo. Trazida do Sri Lanka por Roberto Burle Marx, autor do projeto paisagístico do parque, ela floresce uma única vez na vida, cerca de cinquenta anos depois de plantada. Em seguida, inicia um longo processo de morte. Os cachos da palma talipot contêm aproximadamente 1 milhão de microflores e ficam no topo da palmeira, formando uma copa de tonalidade castanha de até 8 metros de diâmetro e 4 metros de altura. Nos dois anos que separam essa explosão de flores de sua morte, a palmeira produz uma tonelada de sementes, a forma que a natureza encontrou para garantir a sobrevivência de uma espécie que leva tanto tempo para se reproduzir."
Fiquei pensando se as autoridades responsável pelos parques do Rio estão providenciando mudas das "Palmeiras do Amor" para que esse espetáculo da natureza tenha continuidade, mesmo não sendo um planta nativa daqui, já que quando todos os frutos finalmente tiverem caído no chão - o que deve acontecer até maio de 2020 - a palmeira irá iniciar o seu ciclo de despedida, definhando até morte.
Eu passo por ali duas vezes ao dia, todos os dias da semana e não tinha me atentado para as árvores. Até que um determinado dia um motorista que me conduzia para casa e queria uma boa conversa me mostrou as tais árvores e me contou a história delas.
Deixar passar essas raridades do nosso redor despercebidas é algum comum nessa vida corrida e com olhos vidrados na telinha que levamos. Porém, nos permitir calma, tempo, ouvir, conversar com desconhecidos, alhar para cima, olhar para os lados, buscar o inesperado, com certeza nos traz boas surpresas, memórias, momentos únicos e histórias.
Sou muito grata por poder presenciar esse espetáculo da natureza tão único para nós cariocas e tão esperado.
Pesquisando eu descobri que praticamente todos os frutos, no entanto, tendem todos a gerar novas palmeiras, renovando o ciclo da natureza. Já estou pensando em passar por lá novamente para preparar umas mudinhas para replantar por aí.
Elas são lindas e adorei ver na tv e em vários blogs que a fotografaram. Muito legal ver essa história e ciclo! Na torcida pra que façam mudas e mais mudas pra semear amor! beijos,chica
ResponderExcluirOI Chica, são lindas mesmo. Espero que tenham mudas sendo feitas. Eu vou tentar uma muda. Depois conto se consegui.
Excluirbeijos
Chris
lindas demais essas palmeiras! muitas vezes temos essa beleza da natureza em lugares cotidianos que passamos td dia e nem percebemos...
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Oi Lívia, temos sim muita beleza ao nosso redor que fica despercebida por causa da nossa correria e praticidade. É bom reservar um tempo para o romantismo.
Excluirbeijos
Chris
É uma linda palmeira só é triste saber que ela morre depois de florescer uma única vez. Espero que plantem as novas mudinhas.
ResponderExcluirBjus!
galerafashion.com
OI Adriana, é triste sim. A gente sempre quer a continuidade né? Eu também espero. Vou tentar fazer a mudinha.
Excluirbeijos
Chris
Que maravilhosas essas palmeiras! Mas é bem isso, andamos com tanta pressa ou no celular, que deixamos passar despercebido essas maravilhas que as natureza nos dá.
ResponderExcluirBeijo!
Cores do Vício
Oi Pathy, deixamos sim muita coisa boa, interessante passar. É importante focarmos no que nos faz bem.
Excluirbeijos
Chris
Nossa que diferente nascer 50 anos depois de plantada.
ResponderExcluirAchei bonita.
Beijos
https://www.pamlepletier.com
OI Pam, depois pesquisando eu descobri que esse tempo vaira conforme o clima do local em que ela é plantada. Tem lugares que leva até 70 anos para florir. Muito tempo, né? Mas aqui no Brasil por causa do calor ela floresce mais cedo.
Excluirbeijos
Chris
Ah se todo mundo tivesse essa preocupação que você tem!
ResponderExcluirBeijos,
www.thalitamaia.com
Oi Thalita, precisamos nos preocupar cada vez mais com a natureza. Dependemos dela. Precisamos dela. Ela nos faz bem.
Excluirbeijos
Chris
Tão lindas, e super curiosas, por mais pessoas como você preocupadas com a natureza no mundo, por favor.
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com
OI Juliana, são muito lindas mesmo. E exóticas para nós.
Excluirbeijos
Chris
Oi Chris, espero sim que a prefeitura esteja preparando as mudinhas. Seria muito triste não vê-las mais pelo nosso caminho. =/
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna | Instagram
Oi Hanna, seria muito triste sim. É uma boa oportunidade para nós cariocas ter essas espécies raras para enfeitar a nossa cidade.
Excluirbeijos
Chris
Que incrível a história dessa palmeira. A natureza é sensacional! ❤
ResponderExcluirhttps://www.kailagarcia.com
Oi Kaila, muito sensacional.
Excluirbeijos
Chris
Olá:- Sem dúvida uma árvore que merece a nossa admiração. Claro que 50 anos é muito tempo, quase dando para que, uma pessoa que a semeie/plante, sugeita-se a não a ver em "idade adulta".
ResponderExcluirFiquei seguidor
.
…… Conheça-me aqui …….
.
^^^ São teus olhos, pérolas por lapidar ^^^
^^^ Pensamentos e Devaneios Poéticos ^^^
.
Votos de um feliz fim de semana.
OI Ricardo, eu estava pensando nisso. Se eu conseguiu gerar uma muda dessa palmeira, muito provavelmente não a verei florir. Mas as minhas filhas terão a oportunidade de contemplar essa beleza.
Excluirbeijos
Chris
Inventando com a Mamãe / Instagram / Facebook / Pinterest
A natureza realmente é mágica. A amo.
ResponderExcluirBoa semana!
Até mais, Emerson Garcia
Jovem Jornalista
Fanpage
Instagram
Oi Émerson, a natureza sempre nos encanta se nos permitirmo olhar para ela.
Excluirbeijos
Chris