Chegou no meu e-mail o convite para assisti a peça “Mojo Mickybo” que, antes mesmo de eu ler a sinopse e buscar saber do que se tratava o espetáculo, já me interessou.
Primeiro por ter o ator Pedro Henrique que eu já vi várias vezes nos espetáculos “Grande Músicos Para Pequenos” ( "Luiz e Nazinha - Luiz Gonzaga Para Crianças, "O Menino das Marchinhas - Braguinha Para Crianças", "Bituca - Milton Nascimento Para Crianças" e “Tropicalinha – Caetano e Gil Para Crianças) e fiquei curiosa para vê-lo atuar em uma peça adulta, mesmo que com a classificação livre. Segundo por ser no XP Investimentos, teatro que já é conhecido por exibir peças boas. Quando eu li a sinopse de “Mojo Mickybo” aí fique mais convencida ainda de que seria um ótimo programa para o final de semana.
Essa primeira montagem brasileira da peça do premiado autor irlandês Owen McCaferty fala de crianças em um cenário de guerra, violência e como isso vai afetando a inocência delas e minando seus sentimentos e relações. Traz dois meninos de certa de 10 anos, Mojo e Mickybo, que vivem em lados opostos e com realidades distintas, em uma cidade dividia pelo conflito.
O cenário do texto original é o conflito na Irlanda do Norte (também conhecido em inglês como The Troubles) que ocorreu segunda metade do século XX (1960 a 1998). De um lado a população protestante (maioria), em favor de preservar os laços com a Grã-Bretanha, e do outro lado a população católica (minoria), em favor da independência ou da integração da província com a República da Irlanda, ao sul, país predominantemente católico.
Apesar da história ser baseada em um fato ocorrido em outro país e em outro século, a forma como a violência, as desigualdades socioeconômicas e as diferenças culturais afetam a sociedade e as pessoas, especialmente as crianças, é bem atual.
A montagem nacional de “Mojo Mickybo" - texto que já foi encenado em diversos países e já virou até filme “Mickybo and me” (em português, Eternos Heróis) – está muito boa. É impressionante a atuação dos dois atores que interpretam cerca de 12 personagens de forma dinâmica e interessante.
Enquanto os meninos Mojo e Mickybo (um católico e o outro protestante, obcecados pelo filme Butch Cassidy e Sundance Kid) se encontram, brincam, vivem aventuras e fantasias que contrastam totalmente com a realidade que os cerca também experimentam sonhos (entre eles fugir para a Austrália) e realidades afetadas pela violência, polarização e desigualdade entre classes. Entre brincadeiras da infância e seriedades da sociedade a história vai nos mostrando o amadurecimento, endurecimento e perda da inocência desses dois meninos.
Apesar de tratar falar questões pesadas a peça traz reflexões sobre o tema sem tanto peso e com bastante dinamismo. Um ótimo espetáculo!
“Mojo Mickybo”
Temporada: 27/09 a 27/10
Teatro XP Investimentos (no Jockey Club Brasileiro): Av. Bartolomeu Mitre, 1.110 – Leblon
Dias e horários: Sextas e Sábados, 21h; Domingos, 20h
Classificação: 12 anos
Você pode me encontrar também
Não conhecia, parece interessante! :) Beijinhos
ResponderExcluir--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
OI Inês, eu achei bem interessante sim. Também não conhecia história, apesar de já ter sido filme.
Excluirbeijos
Chris