Assim que a Ana Luiza começou a introdução alimentar, começou a minha neura com cardápio. Na primeira etapa eu tinha planilhas dia a dia com os itens que eu utilizava nas papinhas doces e salgadas. A ideia era conseguir variar bastante os sabores. Ou seja, eu tinha cardápios de papinhas. Eu estava me lembrando disso hoje e resolvi procurar as tais planilhas, mas não encontrei. :(
Mas acabei encontrando 10 cardápios que foram da minha fase seguinte. Cansada de ter que pensar em cardápio toda semana, já sem criatividade e me sentindo repetitiva... o que fiz eu? Já que estava visitando creches para avaliar em qual matricular a minha filha, entre as perguntas, eu pedia para ver o cardápio deles. Normalmente eu era presenteada com o exemplo de uma semana. Saia eu lépida e faceira com o cardápio em mãos. Algumas vezes com a creche já descartada das minhas opções, mas mesmo assim cheia de ideias para as refeições de casa.
E, em uma dessas investidas, uma creche me deu os cardápios de 10 semanas! Gente... isso mesmo!
Resolvi compartilhar esse achado. Trouxe apenas o almoço porque esse era o meu calo. Aqui em casa, normalmente, o jantar é um repeteco do almoço. E o café da manhã e o lanche são molezinha, né? Duro é pensar no almoço e jantar de todos os dias.
Aqui em casa eu sempre incluo uma salada verde.
Nessa primeira semana o diferencial ficou por conta da carne moída com agrião. Eu jamais teria pensado em fazer essa mistura.
Não rolou a sopa de alface por aqui. Mas agora... pode ser até uma ideia.
O cardápio da terceira semana foi útil pra me lembrar da existência da tal chicória e pensar nu purê de inhame.
Já nessa quarta semana o quibe frito foi substituído por quibe assado. E couve-flor gratinada é tudo de bom, né? Já vou incluir no cardápio da semana aqui de casa essa couve-flor gratinada com creme de milho (clica no link pra ver a receita. Vale a pena). E geleia de mocotó nunca rolou por aqui não.
Abobrinhas cremosas, que raio é isso? Quando eu não sabia não procurava na internet porque não tinha essa facilidade toda, eu substituía. Raramente eu faço fritura aqui em casa e uso muito pouco a opção à milanesa. Mas de vez em quando eu faço esse frango empanado verde que é um sucesso. Pode clicar no link que você vai gostar.
O frango assado ou grelhado na laranja fica uma delícia. Outra opção é trocar a laranja por tangerina e até framboesa.
A bertalha é outra que somente um cardápio feito por alguém pra me fazer lembrar da existência dela.
Olha que bom! Enquanto eu faço esse post já estou pensando nas novidades que vou colocar no cardápio dessa semana aqui em casa. Vai ter suflê de peixe! Esse eu nunca fiz e vou ali na internet pesquisar uma receita. Por aqui nuggets só se for caseiro.
Guisadinho é outro prato que eu nunca incluí no cardápio.
Bom, pra essa semana eu já estou com o cardápio quase pronto e espero que essas dicas ajudem a vocês também.
Que legal e bem boas as dicas e sugestões! Valem sempre .Um cardápio organizado, meio caminho andado1 Valeu! bjs, chica
ResponderExcluirEsse post é de utilidade pública.
ResponderExcluirChris, eu simplesmente amei esse seu post. Sugestão: fazer essas receitas e mostrar o passo a passo em vários posts. Vai me matar? Ahhhhhhh não mata não... seus posts de receitas são espetaculares! E a gente agradece! :)
ResponderExcluirBeijo, beijo!
She
Oi Chris! Um verdadeiro achado, adorei! Facilita demais a organização da semana. Beijo! Renata
ResponderExcluirMuito criativa sua forma de conquistar novos cardápios. rs
ResponderExcluirNunca fiz cardápios, mas organização ajuda muito.
Vou anotar.
bjus
http://feitocomcarinhodemae.blogspot.com
Adorei Chris! Dicas super úteis para mães não criativas em matérias de cozinha como eu kkk!
ResponderExcluirFavoritei aqui!
bjos
Na escola do meu filho mais novo tem cardápio..é tudo de bom...
ResponderExcluirAdorei, Chris!! Quase não faço comida, pois os filhos passam o dia com a avó, mas quando tenho que fazer é um parto. Sempre faço estrogonofe ou macarrão rsrsrsrsrsrs... Valeu por compartilhar.
ResponderExcluirAdorei, Chris! A pergunta "o que vai ter pra janta" sempre me aterroriza aqui em casa rs, nao consigo ter criatividade para pensar em muitas opções diferentes, vou copiar algumas sugestões suas rs, beijo querida
ResponderExcluirAdorei essas dicas.
ResponderExcluirEstamos numa fase de enjoados de tudo, e nisso o meu enteado aproveita pra comer besteiras, agora com esse cardápio vamos voltar a ter uma alimentação saudável, e sem aquela "lenga lenga", rsr
Beijos
Chris adorei o cardápio ..
ResponderExcluirBjs Mi Gobbato
http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/
Oi Chris. Bem bacana o cardápio e parece não muito complicado. A única coisa que quero fazer e já estou introduzindo, mas sem o cardápio montado, é o dia vegetariano que vi como sugestão em um blog também. Isso pra desintoxicar de carne em um ou dois dias na semana.
ResponderExcluirUm cardápio ajuda demais a não nos perdermos nas refeições do almoço que como você falou são as mais chatinhas de se programar.
O resto é moleza mesmo ou a famosa comida japonesa Kisobô rsss
Você tem a receita do nuggetts caseiro? Pq aqui já riscamos há tempo do nosso cardápio.
Beijos!
Muito bom esse post. Ter um cardápio montado e organizado facilita muita a vida.
ResponderExcluiramei!!!!
ResponderExcluirNossa, esse post é mega útil!!!! Já salvei aqui para me inspirar no meu cardápio.
ResponderExcluirGabi, nessa semana esse post me ajudou também. Eu estava sem inspiração e sem ideia nenhuma. Cansada em pensar no cardápio da semana.
Excluirbeijos
Chris
Eu tenho a facilidade do filhote almoçar no colégio (recebo o cardápio dele na agenda digital!). Eu e o marido almoçamos em restaurantes. No fim de semana é que cozinho. E vez ou outra testo uma das tuas receitas!
ResponderExcluirTalita, pelamordedeus, compartilha esses alguns desses cardápios da escola pra ajudar a gente a ter ideias. kkk
Excluirbeijos
Chris
Essa fase é complicada mesmo, ótimo ter algumas dicas de cardápio.
ResponderExcluirÉ muito bom né? Dá vontade de pegar assim prontinho e só repetir. Mas não aqui sempre preciso fazer algumas adaptações. Mesmo assim já ajuda muito.
Excluirbeijos
Chris
Chris eu adorei.
ResponderExcluirNossa cada dia variar e difícil.
Bjus
É difícil mesmo. Às vezes fico completamente sem criatividade.
Excluirbeijos
Chris
Nossa eu adorei as sugestões e vou procurar as receitas. Pois nem sempre é fácil variar
ResponderExcluir