E como eu faço para colocar os livros para circularem? Eu ofereço para os amigos, empresto, incentivo a leitura, troco, faço doações.
Nos encontros das amigas blogueiras esmaltólotras nós sempre levamos esmaltes e livros para troquinhas. Apresentamos o que nos fez bem para as outras amigas.
Em alguns encontros do #vivapositivamente também experimentamos o prazer e a alegria de compartilhar nossos livros. E vou te dizer que eu fiquei muito feliz quando uma amiga me disse que amou o livro que pegou na troquinha e era justamente o que eu tinha levado.
Empresto os livros que as minhas filhas leram para as minhas amigas lerem com os filhos.
Indico leituras e faço doações. Uma vez por ano eu separo uma pilha de livros infantis e levo para a creche da Comunidade Dona Marta.
Essa semana, fazendo uma arrumação aqui em casa, eu separei mais livros para trocas entre amigas e para doações.
Passeando pelas ruas de Botafogo eu encontrei dois locais para trocas de livros:
1 - Ninho de Livros - "um livreiro de trocas, um espaço meu, seu e de quem quiser para trocarmos nossos livros por outros. Um local para que seus livros voltem a voar por aí." - localizado na pracinha do metrô de Botafogo.
Achei a proposta muito interessante, gostei do local para os meus livros voltarem a voar por aí e gostei principalmente da ideia de trocar com alguém desconhecido.
Gostei demais da iniciativa e resolvi contribuir.
Espero que algumas pessoas aproveitem a leitura e continuem a passar os livros para frente. Espalhar livros é espalhar possibilidades de novas descobertas, de viajar sem sair do lugar, é estimular a criatividade, é ajudar a construir uma sociedade consumidora de leitura e ainda estimular a reutilização.
E vocês já viram algum local para troca de livros em algum bairro ou cidade que vocês passaram?
Nessa semana ainda terá mais livros ganhando a liberdade por aí. Vai rolar a 10ª edição do Bookcrossing Blogueiro.
Nossa que legal essa sua postagem! Aquecimento para o bookcrossing!
ResponderExcluirDia desses eu encontrei uma estante num parque aqui na minha cidade para a troca de livros, mas como você também observou, os livros que estavam ali eram em sua maioria escolares, didáticos e eu fiquei com a impressão de que levam para esses espaços o que seria "tralha" em casa.
Quem sabe com um bom exemplo como o teu, libertando um livro agradável as coisas comecem a mudar né?!
beijo!
Que legal, Chris! Essa é mesmo uma maneira muito bacana de incentivar a leitura! Parabéns pela iniciativa!
ResponderExcluirBeijo
querendoserblogueira.blogspot.com.br
Uau! Que lugares bacanas encontrou!!
ResponderExcluirAs pessoas estão mais cientes do poder da leitura e do quanto é importante desapegar. O mundo melhora dos dois lados, ou melhor, de todos os lados. Um livro parado na estante sem que um dia tenhamos a pretensão de reler denota apenas egoísmo.
Chris, estou muito orgulhosa de você!
:=))
Beijus,
Muito legal! Eu ainda não tinha visto.
ResponderExcluirMuito bacana isso Chris! Também estou desapegando de alguns livros, só quero ficar com aqueles que mexeram comigo mesmo e que sei que vou reler muito. Aqui em Curitiba não vi nada assim ainda.
ResponderExcluirBjus
Nossa, adorei. Primeiro adorei o seu desapego... sou meio apegada aos meus livros, mas devagar estou aprendendo a liberá-los rsrsrs... e ao mesmo tempo adorei essas possibilidades. Aqui em Londrina não conheço nada assim, mas normalmente empresto ou doo para amigas.
ResponderExcluirbeijos
http://www.mamaeaprendiz.com/
Oi querida!
ResponderExcluirTbe AMO ler e penso como vc, eles nao podem ficar parados em casa.
Achei otimos os dois projetos e aqui, que eu saiba nao tem nada parecido, mas vou procurar saber.
Montei na clinica de hemodiálise que trabalho, consegui montar uma biblioteca, o que me deixa muito feliz e orgulhosa!
Tbe sou moderadora de um clube da leitura e trocamos muitos livros
Bjks mil
Que ideias lindas!!! Aqui eu não conheço nenhum projeto desse estilo! Uma pena, pq parece que cada vez mais o hábito da leitura vai perdendo força, principalmente entre as crianças que - na grande maioria - só querem saber de tablet, jogos eletrônicos.
ResponderExcluirLindo post!
Que legal! É bom compartilhar mesmo!!! Leitura então!! É pra ganhar asas sempre!!!
ResponderExcluirPuxa, Chris! Passo por ali às vezes e nunca reparei... =(
ResponderExcluirSaio do trabalho com tanta pressa pra chegar em casa e voltar à minha família que coisas bacanas como esta também acabam passando despercebidas. Vou lá espiar!
Eu ensaiei participar deste Bookcrossing Blogueiro, achei que fosse até aproveitar o evento para voltar a blogar, mas de novo não consegui...
Oi Chris! Há quanto tempo eu não vinha aqui e vejo que está ainda melhor! Gostei demais dos lugares que você encontrou para libertar os livros. Ainda não tinha visto nada semelhante, super criativo e estimulante. Parabéns! Beijo! Renata
ResponderExcluirhttp://www.mariarosasonhos.com/2015/04/libertando-livros-6.html
Você encontrou ótimos lugares para libertar os livros. Aqui onde moro agora, troco livros em um sebo. E procuro incentivar os vizinhos e colegas a lerem os meus livros, antes de trocá-los ou libertá-los.
ResponderExcluirMuita Luz e Paz
Abraços
Chris, as duas iniciativas são excelentes. É preciso incentivar a leitura e como você disse fazer a energia rodar. Lindo post.
ResponderExcluirCom carinho
Equipe Recanto
Amiga, eu sou testemunha que você sempre incentiva a leitura. Eu mesma recebi muitos livros emprestados por você e li com as minhas meninas. Muito obrigada pelo exemplo que você é.
ResponderExcluirbjs
É bom fazer doações e ajudar a quem precisa. Doar os livros é bom porque espalha cultura por aí.
ResponderExcluir