Hoje, dia 06 de abril, é o Dia Mundial da Atividade Física. Um dia para lembrar e relembrar da importância da prática de alguma atividade que coloque o nosso corpo em movimento e nos faça responder com um “não” bem seguro quando o médico perguntar: é sedentário(a)? E com um "sim" cheio de orgulho quando vier a pregunta: pratica atividade física regularmente?
Você sabe que o sedentarismo, a falta de atividade física, é o quarto principal fator de risco de morte no mundo segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS)? É de assustar, né? E mais assustador é que pouco se fala sobre isso. Não existem campanhas públicas que incentivem e estimulem a prática de atividade.
Por outro lado o bom disso tudo é que não precisamos ser atletas para termos níveis saudáveis de prática de exercícios. Conforme o Dr. Victor Matsudo, médico de esporte, ortopedista e um dos responsáveis pelo Agita São Paulo, para não sermos considerados sedentários precisamos:
- Crianças precisam de 13000 passos/dia ou 1 hora de atividades físicas por dia e
- Adultos necessitam de 10000 passos/dia ou 30 minutos de atividades físicas.
Eu contei da palestra que assisti sobre o sedentarismo neste post: 'Sedentarismo Não!".
E se a atividade física é tão importante, o melhor é criar o hábito e o gosto pela prática de exercícios desde cedo. Eu fui uma criança que se movimentou muito. Fiz balé clássico e várias danças durante anos, andei muito de bicicleta e fiz patinação. Hoje eu trago uma memória muscular que me ajuda muito nas atividades que pratico. E tenho, até hoje, um volume de massa muscular considerada excelente. Toda essa base foi criada na infância.
Outra informação que eu recebi em uma das palestras do #VivaPositivamente foi em relação à importância de, além de reduzirmos a gordura corporal, termos um índice adequado de massa magra. Segundo o Dr. Carlos Scherr, professor de Cardiologia da Universidade Gama Filho e mestre em Cardiologia pela Universidade Federal Fluminense, o baixo índice de massa magra pode ser mais prejudicial, em alguns casos, do que o alto índice de massa gorda (dentro de um limite não extremo). Eu contei mais sobre a palestra no post "Estilo Ipanema"
Sempre incentivei as minhas filhas a praticarem esportes que elas sintam prazer. Já fizeram natação, capoeira e balé, ginástica rítmica e ginástica olímpica,
Sempre incentivei as minhas filhas a praticarem esportes que elas sintam prazer. Já fizeram natação, capoeira e balé, ginástica rítmica e ginástica olímpica,
e hoje fazem dança aérea e jazz.
Além disso, tem as atividades que podemos praticar ao ar livre que funcionam como brincadeira e lazer. Podemos aproveitar um dia de praia para jogar frescobol, um esporte que pode ser praticado em família e tem muitos benefícios como contei no post "Frescobol para toda a família".
Uma tarde gostosa para andar de bicicleta,
Um dia mais fresco para patinar (e olha que essa prática gostosa e divertida tem muitos benefícios como contei no post "Fomos de Patins"),
Em outros podemos caminhar e curtir o visual. E se não der para ser ao ar livre, temos a opção de caminhar na esteira.
Eu estou encantada pelo Pilates. Me encontrei em uma atividade que me faz bem e que eu posso praticar em família. Falei dele e dos benefícios no post "Pilates para toda a família".
Outra atividade que eu estou praticando é a Zumba. Sensacional! Ainda vou fazer um post falando dos benefícios dela.
Bom, o importante é estar ligado e colocar os nossos “corpitchos” em movimento. E sabe que apenas 30 minutos por dia já são suficientes?
Pois é né, não dá pra deixar que a falta de atividade física nos coloque na fila de risco para doenças crônicas não-transmissíveis (DCNTs), como as doenças cardiovasculares, câncer e diabetes.
Vamos aproveitar o dia de hoje para verificar como está a nossa prática diária de exercícios e rever o nossos planos,. Que tal?
Uau! Admiro demais a tua mobilidade corporal. Me lembro até hoje da foto galgando a parede imitando a tua filha. Agora entendi de onde vem essas habilidades, da infância e da vida cheia de movimento. Super parabéns! Também amo Pilates e fiquei super curiosa pelo Zumba. Fala logo sobre isso!
ResponderExcluirBeijos
Elenara
Www.elenaraleitao.com.br
Que post legal Chris.
ResponderExcluirConfesso que ando meio enferrujada e com preguiça de praticar atividade física. Mas sempre fui muito ativa também, sempre pratiquei esportes, desde criança. Hoje prefiro os esportes ao ar livre e que não tenham muita rotina.
Também procuro incentivar meus filhos a praticarem e eles adoram.
Beijos
Oi Chris! Eu acho ótima a forma com que você estimula suas filhas a praticarem atividades físicas e também a forma como você busca sempre se exercitar. Me inspira! Vou fazer o mesmo com os meus filhos. Eles já gostam muito e já apontam suas preferências. bjs Camila Vaz
ResponderExcluirEu vou de caminhada e natação.
ResponderExcluirAmiga, eu preciso fazer mais sucos em casa e esse seu post foi ótimo para me dar inspiração.
ResponderExcluirbjs
Ui! Coloquei o mesmo comentário do outro post. Eu admiro muito a sua disposição e a forma como você acompanha as meninas nas atividades delas, sempre estando presente e incentivando.
ResponderExcluirbjs
Adorei, nem me toquei neste dia, me movimentei mas a data passou em branco p mim, mas amei as fotos, bjosss
ResponderExcluir