sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Pedalar é legal e faz bem


Chega o final de semana e algumas vezes eu me pego pensando no que fazer com a família e percebo que estou complicando o simples, pensando em passeios elaborados, programação intensa, folheando revistas de programas atrás de alguma novidade. Mas na verdade a diversão está bem ali ao lado, acessível e de graça, como umas pedaladas pela orla, pelo Aterro do Flamengo ou na Lagoa.

E foi assim que nos divertimos mais uma vez: passeando de bicicleta pela Lagoa.

Um programa ótimo para quem tem as próprias bicicletas e muito bom para quem não tem também. Além das opções de alugar as bicicletas do Itaú (não tem bicicletas para crianças), é fácil alugar uma bike no Parque dos Patins ou no outro, lá no Corte do Cantagalo.



Esse ato de lazer simples, além de muita diversão, pode já começar a formar a consciência para uma forma de deslocamento mais saudável e sustentável.

Para isso é importante já chamarmos a atenção das crianças para algumas dicas de segurança:

- Sempre verificar se as magrelas estão em condições adequadas, se os freios, pneus, corrente, etc. estão legais. É importante que a buzina ou campainha esteja funcionando.
- Usar sapatos fechados. Se tiver de tênis ou qualquer outro calçado com cadarço, é fundamental que este esteja bem amarrado.
- O ideal é fazer uso dos equipamentos de segurança, como o capacete. Sei que isso é difícil! As minhas mesmo se recusam. Nesse caso o cuidado tem que ser redobrado.
- Escolher horários e locais menos movimentados.


Uma boa educação no trânsito também colabora para a nossa segurança e saúde (mais dicas neste post AQUI):



Podemos aproveitar essa brincadeira e entre uma pedalada e outra mostrar para a criança que a bicicleta é muito mais do que um brinquedo divertido, emocionante e que possibilita aventuras bem legais. Ela é também um veículo de transporte e que exige muita responsabilidade. E claro que eles são capazes de se divertirem com cuidado e responsabilidade. Afinal, estão crescendo né?

As pedaladas fazem muito bem para a nossa saúde e o nosso corpo nós já sabemos, mas também temos que ter cuidado nesse aspecto. Para usufruirmos de todo o benefício do passeio é importante não ter exageros, respeitar os limites do corpo de cada um e parar para hidratar.



Enfim, andar de bicicleta é muito bom! A gente interage com o meio ambiente, vê o céu, sente o vento, olha a natureza ao redor e se surpreende com o cenário.



Interage com as pessoas, seja pedindo licença para passar, seja cumprimentando, dando um sorriso ou um aceno. Relaxa, reduz a ansiedade e termina o passeio com a certeza de que fazer algo é melhor do que não fazer nada.




Só sei que elas terminaram essa volta na Lagoa já perguntando quando seria a próxima. Que tal neste final de semana?

PS: Quando uma criança está apta a começar a pedalar? Claro que cada uma tem o seu tempo, mas conforme a pediatra que eu conversei quando as minhas filhas era pequenas o sinal é quando a criança consegue subir e descer a escada alternando os pés e sem apoio, pois este é o momento em que ela está apta a pedalar.
A Autora:
Chris Ferreira

Chris Ferreira

Eu, uma mãe integral mesmo trabalhando em horário comercial, que procura equilibrar os diferentes papéis da mulher com prioridades e alegria.

Acredito que podemos levar a vida a sério, mas de forma divertida e é isto que eu tento mostrar no blog.

Google +

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover
▲ Topo