No domingo fomos convidadas pelo blog para assistir a peça infantil "Marrom, nem preto, nem branco?". Foi a estreia da nova temporada que ficará em cartaz no Teatro Ipanema até o dia 19 de fevereiro (mas eu acho que deveriam prorrogar. Ah deveriam sim!)
Assim que recebi o convite e li o release já gostei da abordagem. Trata de um assunto que precisamos falar muito, não adianta mascarar, dizer que não existe, e coisa e tal. Temos que encarar e fazer mudar.
O legal é que a peça conta a história de um caso real. Ela foi inspirada na menina Lorena de Melo Schaefer para criar Linda, uma menina que não entende o conceito de raça, só de cor. Filha de pai alemão e mãe negra, ela se acha marrom. Após passar por inúmeras situações que apontam as desigualdades entre nós e fugir em busca de um lugar onde todos são iguais, Linda entende o valor dessas diferenças e muda sua concepção.
Outro ponto muito legal é que a Linda é interpretada pela mãe da menina que foi a inspiração para a história.
Atriz Vilma Melo - Foto Guilherme Silva
Tudo começa quando a professora pede para os alunos fazerem um trabalho sobre identidade. Linda que não é branca como o pai, nem negra como a mãe, apesar de se definir como marrom, não consegue se identificar. Se sente deslocada e diferente. Todo esse sentimento de "desencaixe" é reforçado por diversas atitudes preconceituosas e episódios desconcertantes que a menina vive no dia a dia, como moradora de um condomínio de classe média.
O assunto sério é narrado de forma divertida, com música e muito humor. Ótimo para fazer todos pensarem sobre atitudes, discursos e posturas preconceituosas são reproduzidos indiscriminadamente, sem reflexão, sem empatia. Ótimo para pensar sobre a riqueza e a beleza que estão nas diferenças.
Vale muito a pena assistir ao espetáculo com os pequenos. Só para ter uma ideia, a produção de "Marrom, nem preto, nem branco?" recebeu sete indicações a prêmios de teatro no Rio. Isso mesmo! Não é conta de mentiroso, não! É muita gente mandando bem junta e misturada! É diversidade cultural!
Vale muito a pena assistir ao espetáculo com os pequenos. Só para ter uma ideia, a produção de "Marrom, nem preto, nem branco?" recebeu sete indicações a prêmios de teatro no Rio. Isso mesmo! Não é conta de mentiroso, não! É muita gente mandando bem junta e misturada! É diversidade cultural!
As indicações foram: no Prêmio CBTIJ de teatro concorre nas categorias Melhor Atriz (Vilma Melo), Melhor Autor (Renata Mizrahi), Melhor Atriz Coadjuvante (Maíra Kerstenberg) e Melhor Operador de Luz (Pablo Cardoso); e no Prêmio Botequim Cultural nas categorias Melhor Atriz (Maíra Kerstenberg) e Melhor Autor (Renata Mizrahi).
Depois do teatro, é claro que rolou um passeio pela Feira Hippie de Ipanema, né? Em outros tempos teria um lanche na saudosa Chaika.
Serviço.
Rua Prudente de Moraes, 824 – Ipanema
Tel.: 2267-3750
Sábados e Domingos, às 16h
R$30,00 (inteira)/R$15,00 (meia)
De 22 de janeiro a 19 de fevereiro
Você pode me encontrar também
Nenhum comentário:
Postar um comentário