Pensando nisso eu me lembrei da foccacia sem trigo, receita da Paula - Viver Sem Trigo, que eu testei em casa. Gente... maravilhosa! Nossa, estou com água na boca só de me lembrar.
Segui a receita a risca (coisa rara, porque eu sempre mudo alguma coisa). Mas como eu experimentei essa versão no workshop e achei divina, eu queria testar as minhas habilidade e ver se me sairia bem.
O que utilizei:
- 50 g de batata doce cozida com casca e amassada;
- 3/4 de xícara de água morna;
- 10 g de fermenteo biológico seco;
- 1 colher de sopa de açúcar demerara;
- 2 ovos;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- 1 dente de alho amassado;
- 1 colher de chá de vinagre de maçã;
- 1 xícara de farinha de arroz;
- 1/4 xícara de farinha de linhaça;
- 1/4 xícara de fécula de batata;
- 1/4 xícara de polvolho doce;
- 1/2 colher de chá de goma guar;
- 1/2 colher de chá de sal;
- 1/2 colher de sopa de alecrim.
Como fiz:
Dissolvi o fermento biológico e o açúcar na água morna e deixei descansar até formar uma creme esponjoso. No meu caso eu coloquei dentro do armário, como estava calor, e em cinco minutos fermentou. Tá bom, vou contar aqui bem baixinho. Funcionou na segunda vez, porque na primeira foi um desastre. Eu coloquei em um pote pequeno e deixei muito tempo. O resultado foi uma lambança danada. Mas quem persiste sempre alcança e a segunda tentativa foi um sucesso.
Misturei todos os secos com exceção do fermento e o açúcar.
Bati levemente, com o garfo mesmo, o ovo, o azeite, o alho e a batata amassada. Acrescenteie o vinagre e misturei. Adicionei a mistura de fermento e, aos poucos, sempre mexendo, fui colocando os ingredinetes secos. Quando ficou uma massa consistente e homogênea eu polvilhei um pouco de alecrim.
Coloquei a massa em uma forma untada com azeite e levei ao forno pré-aquecido a 200ºC até dourar (aproximadamente 20 minutos).
Depois foi só servir de entradinha com um pouco de azeite. Delícia! Fica fofinho, leve, cheiroso e muito saboroso.
Eu faço sucesso aqui em casa sempre que testo uma receitinha dessas duas poderosas da culinária.
Vale a pena conferir o site Viver Sem Trigo que está cheio de receitas maravilhosas, a página no Facebook Viver Sem Trigo, o Instagram @viversemtrigo e ainda ficar de olho na agenda de cursos. Vai que essas divas vão estar na cidade de vocês?
Chris,
ResponderExcluirDeve ter ficado mesmo uma delícia. Leva pouca batata doce. Adoro batata doce. E ficou bem fofinha. Estou aqui babando!!
Beijos
adriana