Já fazia algum tempo que eu queria levar a Sofia para dar um passeio em alguma comunidade pacificada aqui do Rio. Acho que é uma grande oportunidade de apresentar outras realidades, outras formas de relacionamento entre moradores e parte da cultura da nossa cidade.
A oportunidade surgiu no final de semana passado a convite da Tintas Coral para acompanharmos de perto o grande mutirão de pintura #PintouRio450 realizado na favela Santa Marta (Morro Dona Marta) pelo “Tudo de cor para você”, um projeto sensacional que eu visitei em 2012 e contei no post "Tudo de cor para o Rio de Janeiro".
Foi lindo! A galera, 450 voluntários, estava feliz e cheia de disposição para ajudar ao próximo e fazer a vida na favela mais colorida. A concentração foi na quadra da Escola de Samba Mocidade Unida do Santa Marta.
Teve a participação do voluntário número 01, o tenista tricampeão de Roland Garros, Gustavo Kuerten, dando show de carisma, gentileza e sendo um exemplo de determinação.
O mutirão #PintouRio450 foi além da pintura e parte dos voluntários se dedicou a uma ação de coleta de lixo pelos becos e escadarias da favela em parceria com o movimento ‘Eu quero o Santa Marta Limpo’, promovido pelo Coletivo Santa Marta composto por moradores e lideranças locais. E teve a presença do gari Renato Sorriso. Aliás, o depoimento dele, que é um símbolo carioca, foi emocionante e lembrou bem que o lixo é da comunidade. Somos nós que geramos o lixo.
E nós estávamos lá, animados e empolgados para darmos a nossa contribuição.
Caminhamos pelas vias da favela que, após três anos de projeto "Tudo de cor para o Rio de Janeiro", é considerada a favela mais colorida do Rio de Janeiro.
Tietaram e se inspiraram na vontade de ajudar e fazer acontecer do ídolo.
E colocaram a mão na massa. As crianças deveriam participar da ação de limpeza e coleta de lixo. E elas começaram assim varrendo e limpando.
Mas não resistiram e quiseram deixar a sua contribuição em forma de cor, alegria e amor, ajudando na pintura da praça.
Felizes da vida, fizemos uma pausa na solidariedade para forrar a barriga e ter mais energia. O nosso almoço foi na Laje da Salete. E no cardápio? O famoso Baião de Dois que a Salete serve no Trailer da Salete - Rua Marechal Francisco de Moura, nº230.
Foi muito bom as crianças experimentarem a simplicidade, o sabor, a simpatia e a receptividade das pessoas da comunidade.
Já refeitos e recarregados, fomos dar mais uma volta, ver como andavam os trabalhos de pintura, coleta de lixo e replantio de mudas.
E claro que aproveitamos para visitar um dos pontos turísticos do Morro Santa Marta, a Laje Michael Jackson.
E fazer uma selfie com sorrisão de satisfação, porque fazer o bem faz muito bem.
Na saída deixamos o nosso registro para os 450 motivos para amar o Rio que está no muro, bem próximo à escadaria de entrada na comunidade.
Foi um dia muito especial, cheio de cor e vibração positiva. Com certeza saímos de lá melhores do que chegamos.
Essa iniciativa da Tintas Coral de pintar as casas (coloriu 319 imóveis da região), muros e praças da comunidade, além de proporcionar dignidade aos moradores e trazer consciência de preservação para a vida das pessoas que vivem ali, também incentiva o turismo com toda a certeza. Não tem como não se encantar com o colorido das casas, com os painéis artísticos e com o visual.
Eu já fiz o Favela Tour e recomendo. E claro que já quero fazer o passeio mais uma vez para ver o resultado final do mutirão. Só sei que vou começar pela escada que ganhou cara nova. O artista alagoano Mancha, do coletivo carioca SerHurbano, deu cor e vida aos degraus.
Que maneiro!! Eu também ia adorar pintar!! Amo!!! Sofia e amigos estão lindos neste grande evento! Muito orgulhosa da afilhada!! Bjus
ResponderExcluirQue maneiro!! Eu também ia adorar pintar!! Amo!!! Sofia e amigos estão lindos neste grande evento! Muito orgulhosa da afilhada!! Bjus
ResponderExcluirCris, parabéns! Acho iniciativas assim fundamentais no processo de educação dos filhos! Lindo projeto!
ResponderExcluir