Pois o prédio construído no estilo neoclássico e que hoje abriga sede da Assembleia Legislativa do Rio (ALERJ) tem um programa para receber os visitantes e normalmente tem uma exposição temporária em cartaz por lá.
Um dia desses, eu resolvi dar uma trégua na minha pressa, respirei, subi as escadas e fiz a visita guiada que dura 20 minutinhos e é grátis.
Gostei bastante do que vi nas salas do palácio, no Salão Nobre e no Plenário da Casa.
Aliás, no corredor para chegar à entrada do plenário fica a mostra coletiva “Jardins Cariocas” com fotografias de parques e jardins do Rio que é bem legal. Já fiquei com vontade de sair de lá e ir caminhar em alguns desses jardins.
Mas eu me encantei mesmo foi com as oito pinturas decorativas ao redor de toda a sala. Quatro painéis mais largos que contam a evolução política do país, alternando-se com outros quatro painéis mais estreitos, que se referem ao processo de formação territorial do Brasil.
Em seguida A Catequese, pintura que mostra os indígenas como selvagens e os jesuítas com vestimentas angelicais. Bem como era deturpada a visão mostrada da mossa história.
Finalizando com a Proclamação da República.
De quebra ainda fui dar uma espiadinha na exposição sobre o Chacrinha, mas confesso que me interessei mais pela sala em si.
Valeu a pena o passeio! Saindo de lá vale uma esticadinha até o Paço Imperial.
Serviço:
Rua Primeiro de Março, s/nº, Praça XV,
acesso para cadeirantes pela Rua Dom Manuel, s/nº
Horário: De segunda a sábado, das 10 às 17 horas, domingos e feriados, das 12 às 17 horas.
Entrada gratuita
Q lindo este teto! Amei!!
ResponderExcluirbj
Lindo esse lugar. E as pinturas? Precisamos conhecer melhor a nossa cidade.
ResponderExcluirA nossa cidade tem muita coisa legal que a gente nem conhece e nem imagina. É muito bom você colocar essas dicas no blog porque anima e incentiva a gente a conhecer.
ResponderExcluirbeijos