Tudo bem que a Austrália é enorme, que Melbourne é a segunda maior cidade da país, que temos muito o que conhecer em pouco tempo. Mas tirar um dia inteirinho para simplesmente aproveitar a praia, sem pressa, como se tivéssemos todo o tempo do mundo naquela cidade, não tem preço.
E ainda tem ali pertinho, apenas a 20 minutos de trem, a famosinha, colorida, tranquila e encantadora Brighton Beach. Foi pra lá que nós fomos!
Chegamos cedo em Brighton Beach, a famosa praia das casinhas coloridas, naquele horário das crianças, de quem vai se exercitar e dos cachorros. Ficamos ali até o final da tarde, o tempo que deu vontade.
Chegamos cedo em Brighton Beach, a famosa praia das casinhas coloridas, naquele horário das crianças, de quem vai se exercitar e dos cachorros. Ficamos ali até o final da tarde, o tempo que deu vontade.
Brighton Beach apresenta o conjunto favorito de imagens, para quem gosta de fotografar, da ensolarada Melbourne: a fileira colorida de casas sempre vista em cartões postais e em zilhões de posts no Instagram.
Realmente as bathing boxes em estrutura simples de madeira e revestidas de cores são um encanto. Dá vontade de ir de uma em uma fotografando. E nós fizemos isso!
A água transparente e calma, a faixa de areia, as casinhas coloridas e a área verde que esconde a visão da cidade que está atrás faz de Brighton Beach um lugar absolutamente pitoresco de qualquer ângulo!
Nós nos divertimos muito fotografando!
Nós nos divertimos muito fotografando!
Pela manhã o sol ainda está por trás das casinhas, por isso o melhor horário para as fotos seria mais para a parte da tarde. Por outro lado, justamente por esta razão, é o horário que fica mais cheio.
Depois de muitas fotos, escolhemos uma bathing box para chamar de nossa, rezamos para o dono não chegar, estendemos a nossa canga e largamos as nossas bolsas.
E fomos para a água! Sim deixamos as bolsas com celulares, dinheiro, tudo lá tranquilamente. Além da beleza natural, da excentricidade das casinhas coloridas, contamos com a segurança. Coisa maravilhosa, né?
Como o sol é muito forte, muitas pessoas usam a sombra das casinhas. É importante levar uma garrafinha de água e um lanche para quem vai passar o dia. A praia conta com uma estrutura de banheiros, chuveiros e bebedouros.
No dia em que fomos à Brighton Beach, uma sexta-feira, apenas três casinhas estavam abertas, sendo usadas pelos donos. As demais acabaram sendo aproveitadas pelos praieiros, como nós.
Nós ficamos entre a sombra da nossa casinha e a transparência e tranquilidade da água. O bom é que a temperatura da água é aquela no ponto certo para refrescar e te permitir ficar bastante tempo de molho.
Depois de aproveitarmos bastante, mas ainda com vontade de ficar mais nesse recanto de encantos, tiramos o sal no banheiro, trocamos de roupa e partimos para St Kilda Beach, a praia mais famosinha de Melbourne.
Eu até pensei em ir andando até lá, aproveitando o visual, mas estava muito quente. Então não, isso não seria possível! De Brighton Beach para St Kilda é uma caminhada de 8 km, não dá para andar até lá, a menos que você tenha tempo e sombra de sobra. O que não era o caso. Também não havia aluguel de bicicletas nas proximidades. Poderíamos ter ide de transporte público. Era só pegar o trem do metrô de Brighton Beach até Balaclava antes de mudar para o bonde 3 / 3a / 16 em direção a Melbourne University. Mas estava muito, muito quente mesmo e resolvemos nos render a preguiça e chamamos um Uber embaixo de uma árvore.
Chegamos em St Kilda no final da tarde, mas com sol ainda alto. Paramos em um barzinho em frente ao gramado para um sorvete, depois estendemos a nossa canga e ficamos fazendo hora, curtindo o visual, relaxando.
O nosso objetivo em St Kilda era ver o pôr do sol no pier e esperar os pinguins voltarem do mar. Sim, podemos ver pinguins nos quebra-mares da praia de St Kilda gratuitamente. Está em uma área pública. Não precisamos ir até para Phillip Island, se você gostaria muito de ver pinguins na natureza. Se bem que eu gostaria de ter ido, se tivesse mais tempo. Até fiquei meio na dúvida se não poderia ter conciliado Philip Island com Brighton Beach.
Assim, um pouco antes do horário para o sol se por no horizonte fomos caminhando para o pier. É que os pinguins voltam somente após o pôr do sol, dependendo de diferentes épocas do ano. Neste dia seria por volta de 19h30.
Chegamos nos sentamos e aguardamos o espetáculo da natureza contemplando o visual do centro de Melbourne ao fundo.
O sol desapareceu no horizonte e os pinguins apareceram entre as pedras.
Algumas dicas:
1 - O pier fica lotados muito rapidamente, as pessoas começam a se reunir cerca de uma hora ou duas antes de o sol se pôr. O percurso até o final do cais é de cerca de quinze minutos. Então, se você quiser esperar os pinguins sentadinho(a), vá cedo.
2. Não use lanternas, nem flash, "pelamordedeus" porque assusta os pinguins e eles não vão nadar em terra por algum tempo.
3. Quanto mais você ficar, mais pinguins você verá. Então, segura a ansiedade e espera.
Deixamos o pier já noite e cheias de fomo. Jantamos Fish and Chips no Beachcomber Café, o primeiro restaurante que avistamos assim que saímos do pier e chegamos na orla.
Um dia simples e revigorante.
Postado originalmente no Facebook
Diário dos 20 dias na Austrália:
Você pode me encontrar também
Que casinhas tão fofas, achei lindo! :) E que bom que é poder aproveitar um dia nessas belas águas. Beijinhos
ResponderExcluir--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
Oi Inês, são muito fofas mesmo essas casinhas. Faz a praia ter uma característica bem própria. Nossa, um dia de praia tranquila renova totalmente as energias. Tudo de bom.
Excluirbeijos
Chris
Olá Chris
ResponderExcluirestou adorando viajar com vocês, confesso que minha ideia de pais é bem hollywoodiana, amei ver por uma ótica não comercial. Me deu até vontade de conhecer a Austrália.
Aproveitem muito
Abraços
Adelaide, me deu vontade de morar na Austrália. kkk
Excluirbeijos
Chris
amei conferir esse passeio e conhecer essa praia, sempre achei muito curiosas essas casinhas pra vc se trocar na praia hehe
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Essas casinha dão um charme total à praia.
Excluirbeijos
Chris
Meu marido tem um primo que mora aí e ele fala que a Austrália é incrível, ainda não conheço, mas tenho vontade. Suas fotos ficaram lindas!
ResponderExcluirhttps://www.kailagarcia.com
Oi Kaila, é incrível mesmo. Deu vontade de morar lá.
ExcluirVou mostrar mais do que vimos nessa viagem em outros posts. Vale muito a pena colocar a Austrália na lista de desejos de viagens.
beijos
Chris
Que lugar lindo! Amo essas praias com água calma e essas casinhas? Que coisa mais fofa!
ResponderExcluirBeijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
Essa praia é maravilhosa mesmo. Eu também adoro praias com água calmas que parecem lagoas.
Excluirbeijos
Chris